Pode ocorrer, em algumas situações, onde a loja presenteia ou então o cliente obtém de alguma forma um 'Crédito' para ser utilizado em compras futuras no estabelecimento. Para que isso ocorra corretamente, a loja necessita gerar um título para a utilização desse crédito. Neste treinamento, você irá aprender como lançar esse crédito no SetaERP.


Para realizar esse lançamento, siga os passos abaixo:


Passo 01: Acesse o Módulo Retaguarda, em seguida, clique no Menu Financeiro e clique em Títulos a Receber;


Passo 02: Na tela Títulos a Receber, clique no botão F3 - Incluir;


Passo 03: Preencha os campos conforme o exemplo abaixo:

  • Cliente: informe o nome do cliente que irá utilizar o crédito;
  • Plano de Contas: informe o item que está vinculado ao plano de contas que será utilizado neste crédito;
  • Descrição: é uma informação opcional, porém, ajuda na identificação do título;
  • Tipo de Cobrança: 1 - À Vista;
  • Valor: o valor do crédito SEMPRE será inserido como NEGATIVO, pois trata-se de algo que a loja deve "devolver" para o cliente.


Passo 04: Após informar os campos necessários, clique no botão F8-Salvar;


Passo 05: Finalizada a inclusão, você pode consultar o Titulo de Crédito lançado (Menu Financeiro > Títulos a Receber), basta preencher os campos destacados abaixo e clicar no botão F8-Filtrar;


Importante: lembre-se de informar o valor negativo para filtrar o título de crédito.



O crédito lançado será utilizado como Forma de Pagamento ao finalizar uma venda. Desta forma, após o cliente escolher os produtos, basta acessar o Módulo Caixa, iniciar a venda normalmente (Nome Vendedor, Nome Cliente e Produtos) e na aba 4. Pagamento, é necessário clicar na forma Crédito de Cliente, conforme exemplo abaixo.


No Módulo Caixa, já é informado na aba 2. Cliente que existe um crédito disponível para o cliente:


Aba 4. Pagamento:


Após selecionar o crédito disponível, basta finalizar a venda e imprimir o comprovante.