1 – Identificando a ausência de redução Z na movimentação das impressoras fiscais.


Ao consultar o relatório de movimento das impressoras fiscais, é possível identificar qual ou quais dias estão sem a redução Z informada. 

No exemplo abaixo, a impressora 08 no dia 05/03/18 possui movimento, porém, não houve o registro da redução Z automaticamente.

Caminho: Retaguarda > Relatórios > Contabilidade > 04 – Listagem da Movimentação das Impressoras Fiscais.


2 – Identificando e inserindo os dados da redução Z manualmente no sistema.


2.1 - Primeiramente, caso o cliente não possua a redução Z em mãos, é necessário gerar o espelho MFD do dia em que está faltando o lançamento da redução Z.
OBS: Alguns clientes emitem a redução Z no dia seguinte ao movimento, nesse caso, no momento de gerar o espelho MFD, será necessário informar o dia do movimento mais o dia de emissão da redução Z.


No exemplo acima, a redução Z referente ao movimento do dia 05/03, foi impressa no dia 06/03.
Na geração do espelho MFD foram informados os dias 05/03 e 06/03.


2.2 – Após localizar a redução Z, o próximo passo será inseri-la no sistema.
O caminho para registrar a redução Z, é: Retaguarda > Fiscal > Reduções ECF.


Após filtrar a data e empresa, teremos que lançar primeiramente o “Registro Mestre”. Os itens Nº ECF, Série, COO Final, CRZ, CRO, Venda Bruta e Totalizador Geral, estão todos inseridos na redução Z, conforme a imagem abaixo.




OBS: O COO Inicial é o primeiro cupom emitido no dia, independentemente de ser cupom fiscal ou não-fiscal. Uma dica para localizá-lo facilmente é somar o  COO Final do dia anterior + 1.
Exemplo: conforme a imagem acima, o COO final do dia 05/03 é: 270603. No dia 06/03 faremos a soma do COO final (270603) + 1, logo o COO inicial o dia 06/03 será 270604.
Para iniciar o lançamento é necessário clicar no campo “F3-Novo” ou apertar a tecla de atalho F3. Feito isso, será iniciada uma nova linha para serem inseridos os valores do registro mestre. Ao término, o preenchimento ficará com o formato abaixo.


Registro Mestre


Após lançar o registro mestre, é necessário lançar os registros analíticos. Na redução Z, as informações necessárias para lançar os registros analíticos estão localizadas nos “Totalizadores” e no “ICMS”.


Visualizando a redução Z de exemplo, nos “totalizadores” temos: ‘Cancelamento ICMS’ e ‘Desconto ICMS’. Já no “ICMS” foram preenchidos os totalizadores ‘03T1700%’ e ‘F1’.
Para inserir os valores é necessário apertar a tecla de atalho F4, ou clicar no campo “F4-Incluir”. 

O cancelamento ICMS está descrito como “CANC”;
O desconto ICMS está descrito como “DESC”;
O totalizador 03T1700 está descrito como “1700”; e
O totalizador F1 está descrito como “F”.


Ao término do lançamento dos registros analíticos pode salvar a inclusão e consultar novamente o relatório da movimentação das impressoras fiscais.