Para receber de uma conta no crediário no SetaERP, podemos bipar o código de barras da confissão de dividas do cliente, mas caso ele não tenha levado, podemos seguir os passos:


Passos: Caixa > Baixa de títulos > nome do cliente


F8 – Concluir: concluir a ação que está sendo realizada

F7 -Combinar: Altera a data de vencimento de uma parcela, informando os juros e multas caso ultrapasse a data de vencimento atual.

F6 – Venda: Mostra a descrição dos produtos vendidos para determinado cliente.

F5 – Financeiro: Mostra todo o histórico financeiro do cliente, pode ser filtrado por títulos abertos, baixados, atrasados e substituídos.

F4 – Limpar: Limpa a busca.

Reimpressão: imprimir novamente as parcelas para o cliente.

Esc: Para cancelar uma ação ou sair.


Em seguida, selecionamos a parcela que o cliente deseja pagar. Caso o cliente queira pagar mais de uma parcela ou trouxer um outro valor, selecionamos duas parcelas ou mais e clicamos no teclado a tecla “T”, que vai habilitar o campo ao lado de "SALDOS", para que possamos digitar o valor que o cliente quer pagar. 



O sistema automaticamente descontará da parcela com o vencimento mais próximo, e irá gerar um titulo complementar com o valor que ainda falta pagar.


Após esses procedimentos, concluímos a baixa do título informando a forma de pagamento (dinheiro, cartão, cheque), e finalizamos com a geração do comprovante do pagamento.


Podemos também fazer negociações dos valores das parcelas como: cobrar juros e dar desconto. O atalho para habilitar essa ação é a tecla “espaço” do teclado. Ou seja, escolhemos a parcela que desejamos alterar, pressionamos a Tecla “espaço” →  realizar as mudanças nos valores →  clicar em concluir →  escolher como o cliente deseja fazer o pagamento →  gerar o comprovante da parcela paga.





Para o passo a passo e  uma explicação mais detalhada, confira os vídeos abaixo.


Até mais!