Organização dos procedimentos para a realização do Inventário Físico


  • O Inventário deve ser realizado com a loja fechada;


  • Todas as mercadorias devem possuir etiqueta, para facilitar a contagem. As etiquetas devem ser testadas antes do início do inventário para verificar se é possível a leitura através dos leitores de códigos de barras/coletor de dados, caso estejam rasuradas ou danificadas, devem ser substituídas;


  • Os produtos devem ficar de forma organizada e de fácil acesso;


  • Produtos em Vendas Condicionais não devem ser contabilizados juntamente no inventário, pois quando estão alocados em vendas condicionais já estão fora do estoque;


  • É indicado que liste o saldo de estoque para conferência após o fechamento do inventário, essa listagem pode ser feita através do SetaERP, Módulo Retaguarda, Menu Relatórios, Opção Produtos.


Para fazer o inventário de estoque siga os seguintes passos:


Passo 1. Retaguarda > Estoque > inventário de estoque > novo inventário > usuário e senha> inserir local inventariado > no campo produtos: podemos bipar cada produto, inserir o código de cada produto ou pesquisar o produto na lupa.

 


Posso adicionar mais de um item com o mesmo código, no campo "quantidade" o número de produtos com aquele código.

E também podemos diminuir algum produto quando acontece de passar mais de uma vez o mesmo, inserindo o "-" e depois o código do produto.  


Passo 2. Quando terminar de selecionar os produtos > clicar em acertar > selecionar o que foi inventariado > escolher a opção que foi realizada.


Após o sistema faz um relatório da seleção que foi inventariada e podemos visualizar por produtos que conferem, o que não confere, os não contados e os não acertados.


Também pode ser visualizado por produto, marca, departamento ou grupo.  


Para acertar o inventario é necessário inserir usuário e senha.


**Sempre antes de realizar o inventário do estoque retirar uma listagem dos produtos antes e uma depois para comparar a quantidade de produtos.