É bastante comum ocorrer algum problema no lançamento da venda, seja produto ou valor passados incorretamente, ou então o cliente pode desistir de sua compra, sendo necessário realizar o cancelamento da venda. Porém, existem algumas particularidades em relação ao cancelamento e, caso o prazo estipulado já tenha sido atingido, esse processo não será mais permitido. 


Neste treinamento, você irá aprender a realizar o Processo Inverso da venda, o qual será utilizado quando, por algum motivo, a venda precisar ser cancelada mas o prazo de cancelamento estipulado pela Sefaz já foi excedido.


Para realizar o Processo Inverso no SetaERP, siga os passos abaixo.


Passo 01: Primeiramente, localize o caixa em que foi lançada a venda, para isso, acesse o Módulo Retaguarda, em seguida clique no Menu Financeiro > Auditoria nos caixas;


Passo 02: Informe a data de Competência ou Fechamento do caixa que precisa localizar e clique no botão F8-Filtrar;


Passo 03: Clique sobre o caixa no qual a venda foi lançada e, na sequência, clique no botão Estornos, informando o usuário e senha do responsável;


Passo 04: Após inserir o usuário e senha, abrirá a tela Estornos de baixas no caixa, apresentando todos os lançamentos realizados naquele caixa, neste momento selecione o último lançamento que aparecer na tela e clique no botão Estornar;


Obs.: cada lançamento realizado no caixa (venda, recebimento, sangria, entre outros), gera um lote diferente, o primeiro lote sempre refere-se à abertura do caixa e o último lote sempre será o de fechamento do caixa.


Passo 05: Feito isso, será aberta a tela Confirmação de Estorno, apresentando os valores informados no fechamento daquele caixa, clique no botão Estornar e informe um justificativa de, no mínimo, 15 caracteres;


Obs.: antes de confirmar o estorno, anote os valores do fechamento do caixa, caso contrário, será necessário localizar a remessa física daquele dia para informar os valores corretos.

 

Passo 06: Após informar a justificativa, clique no botão OK para finalizar o processo e confirme o estorno;


Importante: caso necessário, imprima o comprovante do estorno.


Passo 07: Feche todo o sistema (caso tenha mais de uma aplicação aberta, feche também), em seguida, acesse abra novamente e acesse o Módulo Caixa;


Passo 08: Nesse momento deve-se tomar bastante cuidado, visto que deve ser selecionado o caixa do dia em que a venda original foi lançada;


Passo 09: Em seguida, inicie a venda normalmente informando Vendedor e Cliente, na aba 3. Produtos, clique no botão (-) Troca ou pressione o sinal de menos (-) do teclado;


Passo 10: Faça esse processo com todos os produtos que estavam na venda;


Obs.: caso o cliente opte por levar um produto no mesmo lançamento, basta inseri-lo nesta mesma tela, porém, é necessário atentar-se para não deixar a opção de Troca ativa.


Passo 11: Na aba 4. Pagamento, irá aparecer na forma de pagamento Crédito do cliente, o valor total dos produtos que estavam na venda, sendo que este crédito deverá ser cancelado.

Passo 12: Finalize a devolução, imprima o comprovante e realize o fechamento do caixa.


IMPORTANTE: feche o caixa somente após realizar os ajustes financeiros, afim de evitar a diferença no caixa. Confira abaixo.




E COMO FICA A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DESSA DEVOLUÇÃO DA MERCADORIA?

 

 

Situação 1: O cliente havia efetuado o pagamento da compra em dinheiro, como irá ficar o meu caixa/financeiro?

 

No momento em que foi efetuada a devolução, o sistema automaticamente gerou um crédito no cadastro do cliente, se porventura o cliente não for utilizar o crédito e não quiser levar outro produto da loja, deve ser feito o RESSARCIMENTO no mesmo caixa em que foi feita a devolução, esta movimentação representará a devolução do dinheiro para o cliente, tendo em vista a devolução da mercadoria.


Para realizar esse processo, basta acessar o Módulo Caixa, clicar no botão Outros Lançamentos e, em seguida, selecionar a operação Ressarcimento.




Situação 2: O cliente havia efetuado o pagamento da compra a prazo e/ou no crediário, como irá ficar o meu caixa/financeiro?

 

No momento em que foi efetuada de devolução, o sistema automaticamente gerou um crédito no cadastro do cliente, com esse crédito deve ser baixado as parcelas que originaram dessa venda que foi devolvida, e na sequência efetuar a nova venda, com a mercadoria que o cliente levou de modo a gerar novas parcelas.


Para fazer esse processo, basta acessar o Módulo Caixa, clicar no botão Baixa de Títulos e realizar a baixa do título do cliente, utilizando como forma de pagamento Crédito de Cliente, localizando a devolução realizada.




Situação 3: O cliente havia pago em cartão de débito, crédito ou cheque, como irá ficar o meu caixa/financeiro?

 

Neste caso, será necessário realizar o cancelamento dos lançamentos que foram automaticamente gerados.


Sendo assim, acesse o módulo Retaguarda, clique no Menu Financeiro, em seguida clique em Títulos a Receber. Localize o título referente a venda que foi devolvida  e clique no botão Cancelar Título. 

Feito isso, a venda poderá ser refeita normalmente com a condição de pagamento correta.


IMPORTANTE:

  • CFeSAT (SAT): Só é permitido o cancelamento em até 30 minutos após a realização da venda.
  • PAF/ECF (impressora fiscal): Só é permitido cancelar o último cupom emitido pela impressora.