A ferramenta CUBO tem como objetivo a apresentação de relatórios na WEB em formatos de planilhas e gráficos. Nesse material você aprenderá como acessar a ferramenta e a utiliza-lá para ter sempre a mão as informações essenciais de sua loja. 


O acesso a ferramenta é pelo Seta ERP Web utilizando os dados do cadastro de funcionários do SetaErp.

Insira o Cpnj da loja, o CPF e senha do cadastro.



No menu lateral você visualizará a opções de apresentações de dados e relatório, mas a opção CUBO será a última desse menu, como mostra na imagem abaixo.


1º Passo: Ao clicar no CUBO irá apresentar as opções que temos hoje no sistema (Performance de vendas, Posição produto, Fluxo de caixa – Projetado/Realizado, Resumo de compras e clientes).



2º Passo: Informe os filtros: é possível selecionar uma empresa por vez, mais de uma, ou todas as empresas se preferir, e é necessário preencher o período desejado. Nos exemplos abaixo usarei a primeira opção Performance de Vendas.

  • Botões e funcionalidades: Servem para configurar, visualização de célula, layouts e cálculos

Botão Formatar: Permite dois tipos de formatação, o formatar células e o formatar condicional.

O formatar células permite que seja alterado a visualização de cada tipo de célula de acordo com sua coluna, como posicionamento, fontes, casas decimais, separadores etc. Conforme imagem abaixo. 


O formatar condicional permite que seja destacado através de fonte, tamanho ou cor, uma condição que deseja configurar para as células, exemplo: toda célula maior ou igual a 1000 será verde, conforme imagem abaixo. 



Botão Opções: Esse nos permite configurar a visualização da tabela, podendo considerar formato, forma de visualizar totais e subtotais. Conforme imagem abaixo: 




A opção de mostrar totais é considerada quando filtramos mais de uma empresa, essa opção soma os valores das duas empresas, mas caso faça filtro com apenas uma empresa é possível desmarcar essa informação pois visualmente o cubo traz duas vezes a mesma informação.


A opção dos subtotais quando demarcada irá mostrar somente a informação do último filtro aberto, conforme exemplo: 



Botão Campos: Esse botão nos permite organizar na tabela como ficará filtro, nele podemos adicionar e remover filtros, classificar ordem e posicionamento e construir um filtro calculado, conforme imagem abaixo:

Importante: o que determinará a ordem na tabela é o posicionamento dela dentro de cada campo e a ordem é de baixo para cima. Observe na imagem acima o campo valores, onde a ordem está Soma de quantidade, soma de total, etc. 

Na tabela a ordem determinada acontecera da esquerda para direita. Outra visualização que podemos observar é a campo ‘’Linhas’’ que ficou na mesma ordem que colamos no filtro.


Veja na apresentação abaixo:




O botão Adicionar valor Calculado nos permite criar uma coluna com um cálculo diferente dos que vem como padrão.

Como exemplo, utilizei o cálculo do custo médio, nessa tela é possível fazer as fórmulas utilizando as informações da própria planilha e para realizar o cálculo, basta arrastar as informações para o campo abaixo e colocar a operação que deseja. E a coluna criada passar a constar em sua planilha.




  • Visualizar, exportar e salvar: 

Após realizar os filtros será possível visualizar as informações em gráfico, e exporta-las em vários outros formatos.


Gráficos: Permite várias visualizações diferentes, lembrando sempre que o que determina são as informações da tabela.

Pode ser apresentado em barras horizontais e verticais, linhas, dispersão, pizza e colunas. É possível ainda escolher a ordem dos valores selecionando qual coluna será a base, no exemplo utilizamos a soma total.





Exportar: O botão exportar nos permite salvar as informações tanto em gráfico como em tabelas (formato de HTML, CSV, EXCEL, IMAGEM e PDF).


Salvar: Possibilita gravar as ações que fizemos no cubo selecionado. Lembrando que se for salvar a informação para enviar via e-mail ou salvar em algum outro lugar é necessário utilizar o botão de exportar.

 

Informações adicionais: Na visualização do cubo como tabela é possível arrastar as informações para dentro do cubo e expandir os filtros para visualizar, conforme no exemplo abaixo: 






Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização dessa ferramenta, entre em contato com o Suporte. 



















Este manual foi criado por: Guilherme Roberto de Oliveira – Analista de Suporte, em 08/04/2020.