O estorno de NF-e é uma operação muito utilizada para os casos onde o prazo de cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica já foi ultrapassado. Caso ainda não tenha ocorrido a circulação de sua mercadoria, esse procedimento é o indicado. Neste manual você aprenderá a lançar uma nota de Estorno de NF-e.


A forma mais simples de pensar em uma NF-e de estorno, é que esta nota é o contrário da original. Tenha em mãos a nota de devolução que foi gerada


No exemplo acima, as informações que estão destacadas são as que devem ser replicadas na nota de estorno, são elas:

  • Nome / Razão Social;
  • Código(s) do(s) produto(s);
  • Redução base de ICMS;
  • CST;
  • Quantidade do produto;
  • Valor unitário;
  • Alíquota do ICMS.


Para realizar este lançamento, siga os passos abaixo.


Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Compras e clique na opção Lançamento de Notas.

 

Passo 02: Abrirá a tela Lançamento das Notas, clique no botão Sem Pedido, disponível na categoria Novo Lançamento.


Passo 03: No campo Tipo Entrada, selecione a opção Estorno de NF-e (clique na lupa caso necessite localizar).


Passo 04: No campo Fornecedor, localize o fornecedor desejado (clique na lupa caso necessário).


Passo 05: Clique no botão Adicionar Item.


Passo 06: Clicando no botão Adicionar item, será aberta a tela Inclusão de Itens, preencha os campos necessários conforme exemplo abaixo:


Passo 07: Ao clicar no botão F2-Adicionar, para confirmar o processo, a tela de Inclusão de Itens ficará sem nenhuma informação, aguardando que o próximo produto seja adicionado.


Passo 08: Caso não tenha mais produtos para adicionar, basta clicar no botão Fechar.


Importante: observe que na imagem abaixo, o o produto 205360 consta na nota três vezes, visto tratar-se de numerações diferentes. Isso não significa que no lançamento da nota de estorno o mesmo será lançado três vezes, e sim, que ao realizar a inclusão do item na nota, é necessário informar a quantidade correta da grade


Passo 09: Após incluir todos os produtos da nota, verifique se os totais constantes no SetaERP estão iguais aos que estão na Nota de de Devolução, conforme exemplo abaixo:

  • Nota de devolução:
  • SetaERP:


Passo 10: Após garantir que todas as informações estão corretas, basta clicar no botão F5-Salvar ou pressionar a tecla F5 em seu teclado.


Passo 11: Após clicar no botão Salvaro sistema irá dar entrada dos produtos em estoque e abrirá a tela Impressão de Notas Fiscais.


Passo 12: Nesta tela, clique no botão Gerar Observação, edite o campo caso necessário e clique no botão F8-Emitir ou pressione a tecla F8 em seu teclado.


Passo 13: Após o SetaERP comunicar com a Sefaz, será apresentado o retorno da nota, se o retorno for Autorizado, basta imprimir a nota ou salvar em PDF. Caso seja diferente de Autorizado, entre em contato com esta Central de Soluções.







Editado por

Data

Luiz Fernando Rodrigues da Silva

13/04/2020