Temos no SetaERP um controle de estoque de defeitos, que separa os produtos do estoque de venda dos produtos para devolução. É a partir do estoque de defeitos que realizamos as devoluções aos fornecedores, ou seja, o processo correto é sempre realizar a devolução seguindo os passos que serão explicados, mesmo que o produto não possua defeito. 


Neste manual você aprenderá como realizar a devolução de produtos com defeito ao fornecedor. 

 


Devolução ao fornecedor


Este processo se inicia na tela de venda, onde o cliente devolve um produto com defeito e, na devolução, seguindo a política da empresa, marca-se o produto como defeito, onde será gerado crédito na hora para o cliente (o produto também pode ser marcado como análise de loja ou fábrica que não geram crédito na hora).


Passo 01: Para iniciar a devolução, acesse o Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Devolução ao Fornecedor.


Será aberta a tela Devolução ao Fornecedor:


Nesta tela temos, estão disponíveis alguns filtros que facilitam a busca dos produtos com defeito, são eles:


Categoria Filtros:

  • Produtos: clique na lupa a direita e abra a tela de pesquisa de produto, todos os filtros de produtos podem ser utilizados;
  • Marca: digite uma marca para pesquisar ou clique na lupa para mostrar as marcas cadastradas no SetaERP;
  • Fornecedor Produto: digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para acessar a tela de pesquisa de fornecedor, este campo pesquisa os fornecedores que estão no cadastro do produto;
  • Empresa: esse campo permite pesquisar produtos por empresa, caso possua mais de uma empresa na rede;
  • Representante: clicando na lupa será aberta a tela de cadastros de representantes;
  • Nota Fiscal: informe o número da nota de entrada para facilitar a busca;
  • Operação: selecione uma das opções disponíveis: Defeito, Análise de Fábrica ou Todos;
  • Status: você pode pesquisar pelos status do produto. Esse status muda de acordo com a movimentação da devolução. Selecione uma opção entre as disponíveis: Na Loja, Pré-Envio, Enviado ou Baixado;
  • Coleta: quando utilizamos o aplicativo SetaApp Inventário para coletar os produtos com defeitos, podemos filtrar produtos com coleta e sem coleta. O status deve estar como enviado;
  • Complemento Status: após o produto ter retornado será adicionado o complemento de status referente a troca, autorizado, recusado ou acerto. O status deve estar como baixado;
  • Crédito: busca pelo status do crédito ao cliente. Selecione uma das opções disponíveis: todos, com crédito ou sem crédito. A operação deve estar como Análise de Fábrica;
  • Data de devolução/baixa: de acordo com o status do produto, poderá buscar a data da devolução ou da baixa do produto;
  • Defeito: é possível realizar a busca de acordo com o defeito lançado nos produtos. Os defeitos podem ser cadastrados no Menu Cadastros > Defeitos;


Categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada

  • Fornecedor: este recurso permite que busque e selecione para devolução os produtos de um determinado fornecedor da nota fiscal de entrada, digite o nome do fornecedor ou clique na lupa para abrir a tela de pesquisa de fornecedor.



Na lateral esquerda da tela, as seguintes ações estão disponíveis:

  • F8-Filtrar: após informar os filtros desejados, clique neste botão ou pressione a tecla F8 para avançar na devolução;
  • Marcar Defeito: esta função permite buscar produtos do estoque e marcar como defeitos. Importante: é necessário que o estoque esteja positivo para que o produto fique como defeito;
  • Importar Coleta: realiza a importação de coleta de produtos advindas do SetaApp Inventário;
  • Relatórios: atalho para a tela Relatórios de Devoluções;
  • Fechar: fecha a tela de Devolução de Fornecedores.




Passo 02: Após preencher os campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar, o sistema abrirá a tela Produtos com Defeito, apresentando os produtos de acordo com o Status selecionado.


Passo 03: Clique no título da coluna X para marcar todos os produtos e clique no botão F3-Devolver.



Os produtos marcados com o status Na Loja, permitem utilizar as seguintes funções:

  • F3-Devolver: esta função irá gerar uma nota de devolução ao fornecedor. Ao clicar neste botão, será solicitada uma confirmação para gerar a NF-e de devolução e encaminhado para tela de nota fiscal;
    • Nesta tela preencha o fornecedor e confira os dados fiscais do itens.
      • F8-Emitir: realiza o envio e grava o retorno da Sefaz;
      • F7-Transportador: utilizado para preencher os dados da transportadora que irá levar os produtos;
      • Pré-Nota: esta opção gera uma pré-nota para validar com o fornecedor e posteriormente emitir a nota;
      • NF Referenciada: para realizar uma devolução é necessário referenciar as notas de compra de cada item, nesta tela informamos a chave das notas fiscais de entrada;
  • Importante: clicando em cima do código do produto e usando o atalho F5, será aberta a tela para referenciar a nota de entrada de cada item, este processo é necessário caso os produtos devolvidos sejam provenientes de notas de entradas diferentes.
  • Gerar Observação: habilita o campo Observações;
  • Impressora: configura a impressora para a nota fiscal;
  • Habilitar NF: habilita os campos Número da Nota e Data de Saída, utilizados em lançamentos de nota manual.
  • Cancelar: cancela o processo de emissão fiscal.
  • F6-Baixa Manual: caso necessite, você pode fazer a baixa de um produto de forma manual. Selecionando o tipo da baixa e clicando em Ok, o produto será removido do estoque de defeitos.
  • Marcar defeito: caso tenha esquecido de marcar algum produto como defeito, basta clicar neste botão para realizar o procedimento;
  • Ver registro: nesta tela serão exibidos os registros do produto, podendo registrar alguma Ocorrência, caso necessário;
  • Ver Movimentação: abrirá a tela Movimento de estoque de produto por tamanho, apresentando as movimentações de entrada e saída do produto;
  • Ver disponibilidade: esta opção estará disponível quando informar um fornecedor na tela inicial de Devolução ao Fornecedor, na categoria Marcar os Produtos com Nota Fiscal de Entrada;

  

Passo 04: Após validar as informações da tela de Emissão de NF-e, clique no botão F8-Emitir.



Os produtos marcados com o status Pré-Envio, são aqueles que estão em uma Nota Fiscal, porém, ainda não foi emitida.


Clicando no botão Editar Envio, será aberta a tela de Emissão de Nota Fiscal, onde poderão ser alteradas as informações necessárias ou apenas emitir a nota.


As demais funções disponíveis são as mesmas detalhadas anteriormente.

 



Os produtos marcados com o status Enviado, são aqueles onde a Nota Fiscal já foi emitida.


Nesta tela, as seguinte ações estarão disponíveis:

  • F5-Baixar: nesta opção você poderá realizar a baixa manual do produto, confirme explicado anteriormente;
  • Estornar Nota: esta função cancela a nota fiscal emitida e volta o produto para o estoque de defeitos, sempre será solicitada a confirmação do processo;
  • Informações Coleta: nesta tela deverá ser informada a transportadora que coletou o produto.

 

As demais funções disponíveis são as mesmas explicadas anteriormente.

 



Os produtos marcados com o status Baixado, são aqueles que estavam com o status Enviado, retornaram do fornecedor e foram baixados.

 

Nesta tela tratamos o produto após a resposta do fornecedor e podemos concluir o ciclo de devolução que inicia na tela de venda com a devolução de defeito.


Aqui estarão disponíveis as seguintes ações:

  • F4-Devolver Cliente: nesta opção, uma nota de venda será gerada ao cliente para que o produto possa ser devolvido ao cliente. A emissão é a mesma que já realizamos para fornecedor mudando apenas a operação;
  • F7-Baixar Perda: produtos com status complementar recusado sem nota fiscal podem ser baixados como perda, isso ocorre quando o fornecedor recusa a troca do produto em loja e você precisa gerar uma nota de perda;
  • Gerar Conserto: produtos que estiverem em análise, podem ser gerados como e visualizados na tela de Controle dos Defeitos (Menu Estoque);
  • Gerar Crédito: a partir desta opção é possível gerar o crédito ao cliente referente ao produto com devolvido, caso ainda não  tenha sido gerado.

 

As demais funções presentes nesta tela são as mesmas já especificadas neste manual.

 


Quer saber como marcar um produto como Defeito no Seta ERP? Clique aqui. 


 

Editado por

Data

Paulo Victor Merino

14/05/2020