Nesse manual veremos como inutilizar uma numeração de NFE/NFCE no Seta. Esse procedimento por vezes é necessário quando a sequência da numeração de uma Nota pula ou quando por qualquer motivo a nota não é encontrada no sistema e não se encontra na receita, ou quando não é possível encontrar a venda de origem da nota ou qualquer movimentação da mesma.



Neste exemplo podemos observar que o modelo é Nota fiscal ao consumidor (NFCe) e a numeração 016007 e 016008  não se encontram na listagem de notas fiscais enviadas e também não se encontram em pendentes. Provavelmente essas notas pularam a numeração.




Neste caso estaremos inutilizando essas numerações pois por vezes a contabilidade da loja valida a falta desses números na sequências de notas fiscais enviadas para a contabilidade e por esse motivo é necessário inutilizar no sistema e na sefaz.


Para acessar a ferramenta de Inutilização vá em Retaguarda / Manutenção / Inutilização de Numeração NFe/NFCe



Irá abrir uma pequena tela com algumas informações que devem ser preenchidas



Informações preenchidas:





Se a inutilização ocorrer sem problemas, irá aparecer uma mensagem: "NÚMERO DE INUTILIZAÇÃO HOMOLOGADO", quer dizer que a numeração foi inutilizada com sucesso.


Ou poderá aparecer: "ESSA NUMERAÇÃO JÁ CONSTA INUTILIZADA" quer dizer que os números das notas já foram homologados como inutilizados na receita, ou seja, não será necessário realizar o procedimento.




Este manual foi criado por: Luiz Fernando Rodrigues da Silva – Analista de Suporte, em 25/05/2020.