Neste manual você encontrará o passo a passo de como utilizar a ferramenta Manutenção no Cadastro de Produtos, que tem por objetivo realizar a edição de cadastros de produtos em lote. Pois, embora o cadastro de produtos seja uma atividade rotineira e aparentemente simples, requer muita atenção e cuidado, porque  ele será a base para uma operação eficiente no varejo, uma vez que a partir dele são geradas quase todas as ações no sistema, como análises de vendas, análises de estoque e giro, controle e definições de promoções e compras, podendo ser considerado o coração das lojas. Portanto é fundamental mantê-los organizados e principalmente padronizados. 



1. PERMISSÕES DE ACESSO

 

Para que o usuário tenha acesso e consiga realizar edições na tela de Manutenção no Cadastro de Produtos é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a caixa de seleção de permissão de acesso para “Manutenção no Cadastro de Produtos” marcada.


Para realizar esta operação é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.  


Além disso, como esta ferramenta envolve todo o cadastro de produtos, é necessário que as permissões de acesso de cadastros de produtos também estejam liberadas, como:

  • Cadastro das Coleções de Produtos;
  • Cadastro das Cores de Produtos;
  • Cadastro das Grades de Produtos;
  • Cadastro das Marcas de Produtos;
  • Cadastro de Classificação de Produtos;
  • Cadastro de Linhas; 
  • Cadastro dos Fornecedores; 
  • Cadastro dos Grupos de Produtos;
  • Cadastro dos produtos. 

 


2. REALIZANDO O FILTRO

 

Passo 01: Para iniciar a manutenção no cadastro de produtos, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Manutenção e clique na opção Manutenção no Cadastro de Produtos.


Antes de visualizarmos as funções e filtros da tela de manutenção do cadastro de produtos, é fundamental relembrarmos da tela de cadastro de produtos, pois elas estão diretamente ligadas. 

Conforme pode ser visualizado abaixo, na tela de cadastro de produtos, contém todas as informações do produto, como descrição, coleção, departamento, referências, comissões, questões fiscais e custos. 


Assim como nas demais telas do sistema será apresentada a tela de filtros.

 

Passo 02: Preencha um ou mais campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar ou F8 no teclado, dessa forma será apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos com as informações filtradas. 

 

Independente do filtro utilizado serão apresentadas as seguintes informações: código, descrição, referência, marca, cor, data em que foi realizado o cadastro, preço e comissão de cada um dos produtos. 


Para realizar o filtro poderão ser utilizadas os seguintes itens: 

 

  • Descrição: informe a descrição dos produtos desejados, como por exemplo bota e serão apresentados todos os produtos com a descrição informada, lembre-se para uma busca mais assertiva use o % entre as palavras desejadas. 
  • Referência: informe a referência desejada e serão apresentados todos os produtos com a referência informada.
  • Cor: informe a cor desejada, como por exemplo, branco e serão apresentados todos os produtos com a cor informada. 
  • Marca: em marca, poderá digitar a marca desejada ou clicar na lupa e buscar uma das marcas cadastradas no sistema, e assim serão apresentados todos os produtos da marca escolhida.  
  • Fornecedor: assim como em marca, poderá digitar o fornecedor desejado ou buscar um dos fornecedores ou família de fornecedores informados nos cadastros de produtos, clicando na lupa e assim serão apresentados todos os produtos do fornecedor escolhido.  


  • Departamento: assim como nos dois exemplos anteriores, poderá digitar o departamento desejado ou buscar um dos departamentos cadastrados no sistema, clicando na lupa e ao realizar esta busca poderá ser buscado as demais classificações como grupo e subgrupo, assim serão apresentados todos os produtos do departamento, grupo e/ou subgrupo escolhidos.  
  • Grade: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a grade desejada ou buscar uma das grades cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da grade escolhida. 
  • Coleção: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a coleção desejada ou buscar uma das coleções cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da coleção escolhida. 
  • Linha: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a linha desejada ou buscar uma das linhas cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da linha escolhida. 
  • Status de Giro: informe o status de giro desejado, lembrando que o status de giro é um campo livre, não obrigatório do cadastro de produto.
     
  • Tipo de Mercadoria: informe o tipo de mercadoria desejada, o tipo de mercadoria mais comum em lojas de calçados é o 00 – Mercadoria para Revenda, mas também pode ser: 
    • 01 – Matéria-prima;
    • 02 – Embalagem;
    • 03 – Produto em Processo;
    • 04 – Produto Acabado;
    • 05 – Subproduto;
    • 06 – Produto Intermediário;
    • 07 – Material de Uso e Consumo;
    • 08 – Ativo Imobilizado;
    • 09 – Serviços;
    • 10 – Outros Insumos;
    • 99 – Outras. 

  • NCM: é um código de oito dígitos, criado para facilitar a identificação da natureza das mercadorias comercializadas entre os países, podendo ser filtrado do NCM X ao NCM Y, pois possuem dois campos para este item. Por padrão a tela trará o primeiro NCM em branco e o segundo 99999999, filtrando dessa forma, serão apresentados todos os produtos com NCM informado no cadastro de produtos. 
    •  Deixando os dois campos em branco o sistema trará todos os produtos que não possuem NCM em seu cadastro.  
  • CEST: Código Especificador da Substituição Tributária, foi criado para uniformização e identificação dos produtos sujeitos aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes, poderá ser buscado um CEST cadastrado no sistema clicando na lupa ou digitar o CEST desejado e assim serão apresentados apenas os produtos que contém o CEST informado em seu cadastro. 
  • Data Cadastro: buscará os produtos de acordo com o período em que foram cadastrados. 
  • Última Compra: buscará os produtos que tiveram a sua última compra dentro do período informado. 
    • Tal informação pode ser confirmada pelo menu movimento do cadastro de produtos, conforme exemplo abaixo. 
  • Status: buscará os produtos de acordo com o status em seus cadastros, podendo ser Ativos ou Inativos ou deixando em branco apresentará todos os produtos, independente do status. 
     
  • Posição no estoque: buscará os produtos de acordo com sua posição no estoque, deixando em branco o sistema apresentará todos os produtos ou poderá escolher entre:
    • Com estoque: tratará apenas produtos que possuem saldo em estoque.
    • Sem Estoque: tratará apenas produtos que não possui saldo em estoque, ou seja, produtos com estoque zerado.
    • Estoque Negativo: tratará apenas produtos que possuem saldo negativo em estoque.

  • Promoção: buscará apenas os produtos que estão em promoção ou que não estão dependendo da opção escolhida (sim ou não). 

 


3. REALIZANDO A MANUTENÇÃO NOS CADASTROS  

 

Independente do filtro utilizado a tela de manutenção dos cadastros de produtos, apresentará as seguintes possibilidades de edição.


Para realizar qualquer edição é preciso marcar o produto que será editado com duplo clique ou espaço e caso sejam todos, bastará clicar em Ok. 


  • Desativar Produtos: como o próprio nome já diz, desativa o cadastro do produto selecionado, assim ele só será possível busca-lo por meio de algum relatório que possua o filtro para produtos inativos ou pelo cadastro de produtos, nesta operação será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição
  • Exportar para E-commerce: marca a flag exportar para e-commerce no cadastro dos produtos selecionados. 
  • Trocar Classificação: permite alterar a classificação dos produtos selecionados, ou seja, altera o departamento, grupo e subgrupo, de acordo com o desejado, e assim como no desativar, será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição. 
  • Trocar Coleção: permite alterar as coleções dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição.
  • Trocar Linha: permite alterar as coleções dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição.
  • Trocar Comissão: quando a loja trabalha com comissões diferenciadas para determinados produtos, esta opção possibilita trocar o percentual de vários produtos ao mesmo tempo, selecionando os produtos desejados, clicando em comissão e informando o novo percentual.
  • Trocar Custo de Aquisição: permite recalcular o custo de aquisição dos produtos, baseado nos parâmetros globais configurados e assim o custo será recalculado. 
    • Para acessar os parâmetros globais é necessário acessar o SetaERP no módulo Retaguarda, ir até o Menu Configurações, clicar na opção Parâmetros Globais e ir na aba gerais. Nesta aba será configurado quais são os fatores que compõem o custo de aquisição de sua empresa.
  • Trocar Marca: permite trocar a marca dos produtos selecionados, podendo digitar a nova marca ou clicar na lupa para buscar as marcas cadastradas no sistema. 
  • Trocar NCM: permite trocar o NCM dos produtos selecionados. 
  • Trocar CEST: permite trocar o CEST dos produtos selecionados.
  • Trocar Preço de Venda: em preço venda é possível informar o novo preço de vendas e em percentual informar o percentual que o usuário pretende aumentar ou reduzir do preço cadastrado, para aumentar o preço basta informar o percentual desejado e para reduzir é preciso informando o sinal de menos (-) antes de informar o percentual, mas lembre-se em caso de promoção tem ferramenta especifica para cadastro do preço promocional. 
  • Trocar Status de Giro: permite trocar o status de giro dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição.
  • Trocar Tipo de Mercadoria: permite trocar tipo de mercadoria dos produtos selecionados.
  • Ver Estoque: permite consultar o estoque do produto selecionado nas lojas da rede, incluindo estoque defeito e condicional.  
  • Imprimir: permite imprimir a listagem dos produtos selecionados, ou salvar, caso possua impressora PDF cadastrada, com as informações do produto, como código, descrição, marca, cor, data em que foi realizado o cadastro, preço do produto e quantidade em estoque.  
  • Fechar: Como nos demais relatórios, para fechar bastará clicar em Fechar ou ESC no teclado. 

 

 

 

 

 

 

  

Editado por

Data

Hillary Lapas

01/06/2020