Organização dos procedimentos para a realização do Inventário Físico


  • O Inventário deve ser realizado com a loja fechada;

  • Todas as mercadorias devem possuir etiqueta, para facilitar a contagem. As etiquetas devem ser testadas antes do início do inventário para verificar se é possível a leitura através dos leitores de códigos de barras/coletor de dados, caso estejam rasuradas ou danificadas, devem ser substituídas;

  • Os produtos devem ficar de forma organizada e de fácil acesso;

  • Produtos em Vendas Condicionais não devem ser contabilizados juntamente no inventário, pois quando estão alocados em vendas condicionais já estão fora do estoque;

  • É indicado que liste o saldo de estoque para conferência após o fechamento do inventário, essa listagem pode ser feita através do SetaERP, Módulo Retaguarda, Menu Relatórios, Opção Produtos.



Iniciando o Inventário no SetaERP



1 - Selecione o Módulo Retaguarda, Menu Estoque, Opção Inventário Físico, o sistema irá exibir a tela abaixo:



2 - Clique em Novo Inventário, o sistema irá exibir a tela para que o usuário com permissão de acesso, digite seu usuário e senha:



3 - Digite o usuário e senha e clique em Ok;


4 - Será habilitado o campo Local Inventariado, esse campo deve ser preenchido com o local onde será feita a contagem dos itens, como por exemplo, a vitrine da loja, uma parte específica do estoque, etc:





Certifique-se que em todas as máquinas esteja o mesmo código de inventário que foi iniciado, no exemplo na sequência, o código do inventário é o 016.







5 - Após ser preenchido o campo Local Inventariado, será habilitado o campo Produto, nesse campo serão bipados os produtos com o leitor de código de barras, digitado os códigos dos produtos, ou ainda localizando pela pesquisa de produtos, utilizando a lupa ou o atalho F12.


6 - Na tela do Inventário é possível conferir os dados do último produto inventariado e também a quantidade acumulada, ou seja, se em um local, exemplo Vitrine foi contado 1 Meia Referência XX, e em outro local foi contada mais 1 Meia, Referência XX, no campo acumulado irá exibir 2.



7 - Após a contagem dos itens, clique na opção Acertar, o sistema irá exibir a tela abaixo, selecione o que foi inventariado, conforme instruções a seguir:


1.Uma Marca

Essa opção será utilizada quando o inventário conter TODOS os produtos relacionados uma marca específica, exemplo, será feita a contagem de todos os itens da marca Dakota.

Quando é selecionada a opção Uma marca, deve-se preencher o campo com a descrição da marca, conforme figura abaixo:





2.Alguns Departamentos

Essa opção será utilizada quando o objetivo do inventário é a contagem de alguns departamentos, exemplo, fazer a contagem somente do departamento Feminino.


3.Alguns Grupos

Essa opção será utilizada quando o objetivo do inventário é a contagem de alguns grupos, exemplo, fazer a contagem somente do grupo Sapatilha.


4.Produtos Avulsos (Ignora os Não Contados)

Essa opção será utilizada quando o objetivo do inventário é a contagem de alguns produtos, exemplo, fazer a contagem somente do produto Sandália, Referência XX. 


Simulação:

Produto: Sandália 

Saldo em estoque antes do Inventário: 2

Contagem do Inventário: 1

Saldo após o acerto do inventário: 1


5.Entrada de Produtos (Ignora o Estoque Atual)

Essa opção será utilizada quando o objetivo do inventário é a entrada de alguns produtos, sem a necessidade de comparação entre o estoque, ou seja, o sistema irá somente fazer a entrada dos produtos, somar do estoque atual


Simulação:

Produto: Sandália 

Saldo em estoque antes do Inventário: 1

Contagem do Inventário: 3

Saldo após o acerto do inventário: 4


6.Saída de Produtos (Ignora o Estoque Atual)

Essa opção será utilizada quando o objetivo do inventário é a saída de alguns produtos, sem a necessidade de comparação entre o estoque, ou seja, o sistema irá somente fazer a  saída dos produtos, diminuir ao estoque atual


Simulação:

Produto: Sandália 

Saldo em estoque antes do Inventário: 4

Contagem do Inventário: 1

Saldo após o acerto do inventário: 3



7.Toda a Loja

Essa opção será utilizada quando o objetivo do inventário é a contagem de toda a loja, sem nenhuma exceção.



8 - Após selecionar a opção desejada na tela acima, conforme parâmetros relacionados, clique em Ok para que o sistema liste os itens, nesse momento o sistema irá exibir a mensagem: 'Aguarde, selecionando Produtos';


9 - O sistema irá exibir todos os itens inventariados, os itens são classificados como:


Todos - O sistema irá listar todos os produtos inventariados;


Confere - O sistema irá listar todos os produtos que foram inventariados e que as quantidades acumuladas no inventário foram as mesmas que já constavam no estoque atual da loja, esses irão aparecer em cor preta.


Não Confere - O sistema irá listar todos os produtos que foram inventariados e que as quantidades acumuladas no inventário não foram as mesmas que já constavam no estoque atual da loja, ou seja, produtos com diferença, esses irão aparecer com a cor vermelha.


Não Contado - O sistema irá listar todos os produtos que constavam com algum saldo no sistema, porém, não foram contados no inventário, esses irão aparecer na cor azul.



10 - Para finalizar o inventário, clique em Acertar e digite o usuário e senha, de acordo com a permissão acesso, para que seja feita a liberação;


 


Certifique-se que todos os produtos foram contados!








11 - Será feito o acerto das quantidades com diferença, conforme a quantidade de produtos, esse processo pode demorar alguns minutos:



12 - Após a finalização do processo, o botão Acertar e a opção Concluído ficarão bloqueadas:






Após a conclusão do inventário através do acerto, não é possível reverter o processo.







13 - É possível fazer a impressão das listagens para conferência através da opção Imprimir.