• Problemática
  • Para manter a segurança das informações, o Seta ERP tem uma função de backup local para o cliente, onde por meio de um script BAT o cliente faz o dump de suas informações diretamente do banco de dados. O procedimento de backup "automático" nada mais é do que usar o agendador de tarefas do Windows para agendar um horário para realizar esse processo, uma vez que o agendador de tarefas é uma ferramenta do Windows não nativa do Seta ERP ou do PostgreSQL ele é passível de erros por isso atualmente limitamos a configuração do backup automático apenas para o servidor e se possivel sem comunicar o proprietário da loja pois o intuito é que o mesmo continue realizando o backup diariamente e verificando o mesmo em outro terminal. 

  • Login > Menu inicial > Retaguarda > Configurações> Script de Backup
    Para ver a correta configuração do Backup verificar o artigo; http://suporte.setadigital.com.br/a/solutions/articles/11000062347

    • Procedimento 


IMPORTANTE: Não informe ao cliente que o Backup está sendo realizado automaticamente.

Por que não informar?

- Esta informação gera responsabilidade para a SetaDigital 

- O cliente não realizará o Backup manual

- Falhas no computador onde o Backup Automático foi configurado poderá implicar na não geração do arquivo de Backup.

- Técnicos ou até mesmo os próprios clientes poderão desconfigurar ou desativar o Backup Automático

- Os computadores onde esta configurado pode ser formatado e perder a configuração.

Enfim, existem diversas possibilidades de acontecer falhas que implicarão em não ter um Backup. Por isso, instrua o cliente a gerar o Backup todos os dias e deixe o automático apenas para resguardo.


Passos:


1. Localize o Agendador de Tarefas no botão Windows ou no painel de controle do Windows. A localização deste item varia muito de versão para versão do Windows. Caso seja Windows server provavelmente encontrará em Painel de Controle. Caso seja um Windows em versão inglesa pode pesquisar por task scheduler. 


2. Clique em "Criar Tarefa Básica..."


3. Informe um nome para a Tarefa


4. Mantenha o marcado como "Diário"


5. Selecione o horário que melhor se adapta a realidade da loja. Não configure Backups Automáticos em bancos grandes para que ocorram durante o dia, verifique se o computador utilizado como servidor fica ligado fora de expediente e selecione o horário adequado geralmente agendamos para as 22:30 ou 00:00.



6. Mantenha selecionado "Iniciar um programa"


7. Localize o Backup do SetaERP configurado previamente.


8. Vide imagem abaixo.


9. Marque a caixa de dialogo abaixo e clique em concluir.


10. Marque a caixa de dialogo "Executar com Privilégios mais Altos e Selecione a versão do Windows em execução. Esta opção é muito importante, caso não seja selecionada corretamente o Backup não irá funcionar. Após isso clique em "Alterar Usuários ou Grupo"


11. Nesta tela clique em Avançado


12. Nesta tela clique em "Localizar Agora"


13. Selecione "Administradores". Note, não é "Administrador".

14. Verifique se o grupo "Administradores' está correto. O primeiro nome anterior a "\" é referente ao nome da maquina, não levar em consideração.



15. Disparadores. É possível configurar vários horários para iniciar o Backup. Caso necessário, configure de acordo com as realidades citadas acima (tamanho do banco, tamanho da loja, numero de computadores, servidor ligado fora de expediente, etc)


16. Condições. Desmarque estas duas caixas de dialogo


17. Marque esta caixa de dialogo.


18. Faça uma breve verificação se está tudo certo e clique em OK!


19. Backup configurado, é possível testar selecionando a tarefa e mandando executar:


20. Verifique na pasta C:\SetaBackup ou onde o Backup foi configurado se um Backup foi gerado pelo dia e horário.

i em 14/06/2016
  • Tabela de informações:
Responsável 
Setor 
Data de Modificação
Versão
Wesley
Infraestrutura
09/08/2021
1.0