Troca entre Lojas

 

Atualmente, algumas lojas da Arezzo não realizam o processo de comprar em uma loja e realizar a devolução em outra. Tal situação não é utilizada visto que, ao aceitar um produto que foi vendido por outra franquia, não há uma nota de venda a ser referenciada. Isso acaba causando divergências na parte fiscal.

Porém, ao perceber que os franqueados estão perdendo vendas, a Arezzo resolveu alterar esse processo. Portanto, agora será permitido a devolução em loja diversa daquela em que a compra foi realizada.

Para auxiliar com este novo processo, é possível realizar a Troca entre Lojas a qual poderá ser utilizada de duas maneiras distintas, sendo que ambas serão explicadas abaixo.

 

 

01. Devolução de mercadoria com vínculo na venda de mesma categoria e valor

 

Esse processo foi solicitado pela Arezzo e irá funcionar da seguinte maneira:

  • Cliente A realiza uma compra na Arezzo de SP, adquirindo um calçado feminino no valor de R$300,00;
  • O cliente A vai até a Arezzo do RJ e deseja realizar a troca do produto;
  • A Arezzo RJ irá realizar o procedimento a seguir:

 

  • Acesse a tela do caixa e realize o processo de devolução normalmente (informar vendedor e cliente);
  • Na guia de produto, pressione o sinal de menos (-) do teclado informando que é uma Troca, em seguida, digite o código do produto apresentado pelo cliente,
  • Ao pressionar a tecla Enter, será aberta a tela “Selecione a venda desejada”:




  • No lado esquerdo da tela, irá aparecer a seguinte informação: F9 – Pesquisa por venda de produtos de mesmo valor e categoria;
  • Ao pressionar o F9, uma nova tela será aberta solicitando que seja informado o valor do produto;
  • Neste momento, basta informar o valor do produto que o cliente deseja devolver e clicar no botão Ok;




  • O Seta irá apresentar uma listagem com todas as vendas realizadas naquela franquia com o mesmo valor informado;
  • Basta selecionar a venda desejada e clicar no botão Consultar Venda para verificar as informações detalhadas, sendo possível confirmar se a categoria do produto se encaixa com o qual o cliente deseja trocar:




  • Confirmando a categoria e o valor, é necessário selecionar a venda desejada e clicar no botão Selecionar;
  • O produto será carregado na tela de venda, mantendo selecionada a opção Troca;
  • Com o produto carregado na tela, informe o produto que o cliente deseja levar no lugar e finalize a troca.




02. Compra de mercadoria com NF própria e utilização do crédito gerado para o cliente

 

Neste processo, o franqueado irá comprar o produto do cliente. Desta forma, será gerado um crédito para que ele possa adquirir um outro produto na loja. Será necessário seguir o procedimento a seguir:

 

  • No Retaguarda, acesse Compras > Lançamento das Notas;
  • Inicie um novo lançamento “Sem Pedido” 
  • No campo “Tipo Entrada”, informe 55-Compra de mercadoria com NF própria;
  • No campo “Fornecedor”, informe o nome do cliente que deseja realizar a troca, pois a franquia está comprando o produto deste cliente;




  • Clique no botão “Adicionar item”;
  • Informe o código do produto apresentado pelo cliente, preencha as demais informações necessárias e clique no botão “Adicionar”, em seguida “Fechar”;




  • Salve a nota, realize sua emissão e feche a tela de Lançamento das notas;
  • Saia do Retaguarda e acesse o Caixa;
  • Informe o vendedor e o cliente (o cliente será o mesmo informado no lançamento da nota);
  • Na guia de produtos, informe o produto que o cliente deseja adquirir;
  • Na guia “Pagamento”, dê dois cliques na opção 09-Crédito do Cliente;
  • Observe que irá aparecer um crédito para o cliente com o mesmo valor informado no lançamento da nota;



  • Basta clicar em Ok e finalizar a venda.



Abaixo segue os Vídeos de treinamento: 

Vídeo 2 - Devolução de mercadoria com vínculo na venda de mesma categoria e valor

Vídeo 3 - Compra de mercadoria com NF própria e utilização do crédito gerado para o cliente.





Editado porData
Luiz Zini04/08/2021