1ª etapa: o que é necessário?

  • é importante que a loja já tenha recebido o modem e o leitor de RFID, e que os mesmos estejam ligados e conectados na máquina onde será feito a instalação.
  • arquivos de instalação (disponíveis em [caminho a ser verificado])


2ª etapa: como devemos preparar o SetaERP?


Atenção: existem lojas que utilizam a mesma config. Por isso, solicitamos que clone a atual config utilizada pela loja para realizar as alterações dentro do BD Admin.


Após clonada a config para a loja onde será realizada, é necessário habilitar as configurações de RFID dentro do SetaERP, acesse o módulo Retaguarda -> Menu Manutenção -> Banco de Dados. Em seguida, acesse a tabela config2, e execute o campo modelo_rfid.

Na coluna Modelo_rfid, altere os dados da config2 ao código referente a loja de instalação:

  • 0 = desabilitar configurações RFID dentro do SetaERP
  • 1 = habilitar configurações do modelo RFID utilizado pela Sapati Concept Store
  • 2 = habilitar configurações do modelo RFID utilizado pela Arezzo


Após alterado, salve o arquivo e feche o sistema.


A partir disso, o sistema vai liberar os parâmetros dentro da classificação de produtos, inclusão dos produtos na venda, e a conferência de vendas pelo Terminal de Emissão de Notas Fiscais.


Após essa configuração alterado no banco de dados, acesse o SetaERP -> módulo Retaguarda -> Menu Cadastro-> Classificação de Produtos.

Selecione a classificação dos produtos que são utilizados RFID, pressione F5 ou clique em editar, marque a opção RFID, e clique em Salvar


3ª etapa: como devemos instalar os arquivos do modem e leitor RFID?


Copie todos os arquivos de instalação dentro do C:\seta.


Em seguida, execute como administrador o RegistrarDllCSharp.exe. Abrirá um prompt de comando e fechará automaticamente. Se acontecer esse comportamento, significa que foram registradas com sucesso as dll's.


Próximo passo é extrair o RNDIS Driver Installer.rar, e executar o aplicativo RNDIS Driver Installer.exe.


Concluída a instalação, precisamos certificar que o computador já está identificando o modem e leitor RFID. No arquivo TruvueLeitorRFID.ini tem os seguintes parâmetros.


  • IP: esse IP vem por padrão no modem e leitor RFID e não precisar ser alterado
  • SEN: é a sensibilidade que o leitor vai estar configurado para ler uma tag RFID. Quanto menor esse número, mais sensível ele vai ser para leituras.
  • POT: é a potência da proximidade que o leitor vai precisar para ler o produto. Quanto maior esse número, maior será a potência. Ex.: em casos que o leitor fique abaixo da mesa, ele precisa de mais potência para conseguir ler a tag RFID do produto.

Atenção: é importante realizar testes sobre a leitura das tag RFID para calibrar a sensibilidade e potência.


Para verificar se o leitor está se comunicando com o computador, acesse pelo navegador o IP 10.255.0.2. No navegador deverá aparecer a seguinte página. Se apareceu, deu certo! :D 


4ª etapa: como verificar se o SetaERP está lendo as tag RFID?


Atenção: antes de começar a realizar os testes, é extremamente necessário a habilitação da view de classificação de produtos e habilitar a API com a Truvue para enviar as informações das tag RFID ao controle da Arezzo. Os responsáveis para o acionamento dessas habilitações são os colaboradores Daniela de Moura e Luiz Valter Ferreira Filho.


Com todos os passos anteriores realizados, abra o SetaERP, e acesse o módulo Caixa. 


Caso ao abrir o caixa e demorar para exibir o caixa fácil, significa que o leitor não está conectado na máquina. Isso acontece porque o SetaERP está tentando localizar o leitor RFID e essa "demora"  acontecer em todas as máquinas da loja quando for abrir o módulo Caixa. Após os 10 segundos, o caixa abrirá normalmente.


Em seguida, informe o vendedor, o cliente, e na tela de inclusão de pedidos, a escrita RFID estará presente em cima do campo para digitar um produto, conforme imagem abaixo.


Se a escrita RFID estiver verde, significa que o leitor está pronto para ler as tags RFID dos produtos. Se estiver vermelho, significa que existe problema de conexão do leitor com o computador (neste caso, acionar a infraestrutura da loja para verificar o que está acontecendo).


Passe o produto próximo ao leitor RFID. O SetaERP irá receber a informação da tag RFID e adicionará na venda. Como que cada produto tem uma tag RFID única, não é possível adicionar o mesmo item 2 ou mais vezes dentro da venda.


Existem também as vendas realizadas pelo Mobile e pelo Caixa Fácil (Quando não existir a placa de leitura). Essas vendas precisam ser conferidas no terminal de emissão de notas fiscais. Para isso, precisamos também testar no Terminal. Faça uma venda teste pelo Mobile, ou faça a venda pelo Caixa Fácil incluindo os itens manualmente (sem passar pelo leitor RFID).


Finalize a venda, e acesse o terminal de emissão de notas fiscais e clique em Baixar RFID:


Leitura automática - Localize a venda e pressione F11 para ler as tags RFID dos produtos. 


Leitura manual - Localize a venda e dê duplo clique ou enter para conferir os produtos. 


Indicador amarelo - Sinaliza que o produto não necessita de conferência, pois seu departamento não é RFID.

Indicador vermelho - Sinaliza que o produto ainda não foi conferido e necessita de conferência.

Indicador verde - Sinaliza que o produto já foi conferido.


Se o produto mudar o indicador para verde, significa que o produto foi conferido corretamente.




5ª etapa: realizando devoluções e cancelamento de vendas

  • Devolução - As devoluções ou trocas estão habilitadas apenas na tela do caixa fácil, seguindo o processo normal de leitura de produtos por RFID.

 

  • Cancelamento - Os cancelamentos de vendas e devoluções seguem o mesmo processo como é feito hoje, a única diferença é que o processo irá enviar as informações para a Truevue.