Vamos entender um pouco mais sobre as opções da tela de Auditoria de Caixas? Vem comigo :D

A forma de localizar os caixas no Caixa Crediário e Caixa Fácil é a mesma.

Para auditar um caixa, acesse a opção disponível em: Retaguarda > Financeiro > Auditória dos Caixas.

Ao clicar duas vezes sobre um caixa, será apresentado o Resumo de Caixa com detalhes de sua movimentação. Separamos os itens por cores para detalha-los melhor logo abaixo:

            

 

Em Roxo:

O sistema apresenta alguns detalhes do caixa que são registrados no momento da abertura. (Código, Funcionário, Computador, Empresa, Competência, Abertura, Fechamento e Nº de Lotes).

Computador: Máquina que abriu o caixa.

Competência: O sistema traz como padrão a data do dia, porém este campo é liberado para edição.

Abertura: Este campo sempre é preenchido com a data local e não permite edição.

Fechamento: Na hora do fechamento este campo é preenchido com a data da máquina e não permite edição.

Nº de Lotes: Total de lotes registrados no caixa, este busca da tabela Caixa_Inout.

  

 





.


Em Laranja:

Nesta parte da Auditoria do Caixa o sistema vai lançando automaticamente todas as movimentações de Entradas que o operador(a) do caixa está efetuando, sendo eles, Vendas, Recebimentos, Receitas Financeiras, Venda de Vale Presente.

                                           


Neste modelo de caixa, as Vendas efetuadas no Crediário não aparecem no caixa; E as Vendas que foram pagas com o Crédito do cliente totalizam junto com as Vendas A Vista.

Saldo Anterior: Esta informação o sistema traz automaticamente o valor de abertura do caixa, baseado no valor que foi informado de Troco Final no último código de caixa que a operadora fechou (independente d data do fechamento).

Vendas A Vista: Todas as vendas que foram Finalizadas com a Condição de Pagamento A Vista, e Entradas de Vendas, independente da Forma de Pagamento (dinheiro, cheque, cartão ou crédito de devolução.). 

Vendas A Prazo (Cartão/Cheque): Todas as vendas finalizadas com as Condições de Pagamento Cartão ou Cheque.

Recebimento de Títulos: Todos os títulos de crediário baixados referente a loja logada, independente da forma de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão). 

Recebimento Externos: Todos os títulos de crediário baixados referente a outras filiais da rede, independente da forma de pagamento (dinheiro, cheque ou cartão). 

Receitas Financeiras: Juros cobrados referente aos títulos com atraso que foram baixados no Recebimento de Títulos.

Receitas Financeiras Externas: Juros cobrados referente aos títulos com atraso que foram baixados no Recebimento Externos. 

Vale Presente: Vale presentes vendido no Caixa através da opção de Outros Lançamentos > Vale Presente, pagos em dinheiro, cheque ou cartão. Obs.: neste caixa usado para exemplo não tem a venda de vale presente.


Em Amarelo:

Nesta parte da Auditoria do Caixa o sistema vai lançando automaticamente todas as movimentações de Saídas que a operadora de caixa está efetuando no módulo Caixa. Créditos utilizados, Vale presente utilizados, Retiradas e Pagamentos.

                                               

Devoluções/Trocas (Clientes): Créditos, Vale Presente utilizado para pagamento de vendas à vista ou entrada de pagamento, e ressarcimentos feitos no Caixa através de Outros Lançamentos > Ressarcimento.

Obs.: O que é um ressarcimento? É um dinheiro que é retirado da gaveta do caixa em vigência e devolvido para o cliente.

Despesas Financeiras: Descontos concedidos referente aos títulos pago antecipadamente.

Retiradas: Feito no Caixa > Outros Lançamentos > Sangria. A operadora de caixa coloca a descrição padrão que a loja utiliza. 

Obs.: Não sabe o que é uma Sangria? Clique aqui e descubra :D

Pagamentos: Feito no Caixa > Outros Lançamentos > Pagamento. O operador(a) indica o cliente e a descrição padrão que a loja utiliza.

Dinheiro, Cartão, Cheque Bom, Cheque Pré, Vales, Troco Final: Todos estes campos são preenchidos pela operadora de caixa na hora do fechamento do caixa.


Em Vermelho:

Este é o resultado do caixa, ou seja, a diferença entre o Total das Entradas e Total das Saídas. Tudo que estava dentro do quadro laranja é o que a operadora lançou indicando que estes montantes entraram na gaveta. E o que estava dentro do quadro amarelo é o que a operadora do caixa foi fazendo retiradas durante o dia e na hora do fechamento do caixa ela indica o que ainda tem dentro da gaveta.

                                                 


IMPORTANTE:

Para que não haja confusão com as informações "Sobrou" e "Faltou", analise da seguinte forma:

Exemplo 01: No caso da imagem acima: 

Total das Entradas: 4121,43 

Total das Saídas: 4221,48

Se entrou 4121,43 na gaveta do caixa como a operadora tem 4221,48?

Então esta gaveta está com Sobra de 100,05 que tem que buscar o que houve.

 

Exemplo 02: Suposição

Total de Entradas: 1000,00

Total de Saídas: 950,00

Se entrou 1000,00 como que na soma das saídas mais o fechamento ela tem apenas 950,00.

Então esta gaveta esta com Falta de 50,00, que tem que buscar o que houve.

 

Em Azul:

Recebimentos Externos por Empresa: Registra todas as baixas de títulos geradas em outras filiais separado por loja  (clicando em cima da loja o sistema abre a tela de detalhamento).

                                   

 

Em Verde:

Cartões Registrados: Todos os cartões registrados no caixa (independente se este foi usado em venda ou recebimento), separados por operadora para conferência (clicando em cima da operadora abre o detalhamento).

                                   


Em Lilas:

Cheques Registrados: Todos os cheques registrados no caixa (independente se este foi usado em venda ou recebimento), separados por banco para conferência (clicando em cima do banco abre o detalhamento).

                                   


 









Este manual foi criado por: Luciana Machado – Coordenadora de Suporte, em 01/04/2020.

Este material é direcionado a analistas internos, não pode ser divulgado por conter dados de empresa real (cliente).