O cadastro das formas de pagamento pelo Módulo Retaguarda, guiará quais serão as condições possíveis de pagamento do Módulo Caixa, pois nele são cadastradas as opções de parcelamentos para os diferentes grupos, como à vista e a prazo, descontos fixos para determinados grupos, como aniversariantes e parceiros. Sendo que as Condições de Pagamento são direcionadas para o CAIXA CREDIÁRIO e o Grupo de Condições de Pagamento, para os dois caixas, porém tem maior ênfase no CAIXA FÁCIL.


Neste treinamento, você aprenderá como realizar os cadastros das condições de pagamento no SetaERP.



Condições de Pagamento


Para cadastrar ou editar uma condição de pagamento, acesse o Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Condições de Pagamento. 


Clique no botão Incluir ou pressione as teclas de atalho Ctrl + I.


Caso queira editar uma condição já existente, dê dois cliques sobre a mesma ou selecione-a e clique no botão Abrir.

 

Importante: Para o CAIXA CREDIÁRIO, será necessário criar uma condição de pagamento para cada forma de pagamento oferecida, ou seja, se parcelar em até 10x no crediário, será necessário criar 10 condições de pagamento (Crediário 1X, Crediário 2X..., Crediário 10X). 

 

Após clicar no botão Incluir, preencha os campos disponíveis na tela para realizar o cadastro:

  • Descrição: informe um nome para essa condição, lembre-se, quanto mais objetiva melhor, pois facilitará o entendimento do operador de caixa;
  • Tipo de Cobrança: selecione uma entre as opções disponíveis: A Vista, Cartão, Cheque Pré, Crediário, Boletos, Depósito, Débito em Conta ou Convênio/Concessionárias;
  • Aplicar para: informe para qual grupo de clientes será aplicada a condição de pagamento, selecione uma entre as opções disponíveis: Todos os Clientes, Clientes Normais, Clientes Especiais ou Vendas de Ecommerce;
  • Grupo: informe qual grupo de condições de pagamento utilizará a condição de pagamento que está sendo criada ou editada, clique na lupa ao lado do campo para localizar;
  • Data do Início: informe a data de início da condição de pagamento, caso seja data atual, bastará deixar em branco conforme legenda ao lado da lupa;
  • Nº de Vezes: selecione o número de vezes em que poderá ser parcelado, observe que, como a descrição do exemplo abaixo é 6 X CREDIÁRIO, o número de vezes informado é 6;
  • Parcelas: este campo será explicado mais abaixo;
  • Operadora: quando a condição de pagamento for cartão ou convênio, será possível associar a condição de pagamento a alguma operadora de cartão ou convênio cadastrados.

Categoria Parcelamento à Vista:

  • Cartão: selecione a quantidade máxima de parcelas em que poderá ser realizado o pagamento utilizando Cartão;
  • Cheque: mesma situação que mencionada acima, porém, utilizando Cheque.


Categorias Cliente Normal e Cliente Especial:

  • Ajuste: selecione uma entre as opções: Desconto ou Acréscimo;
  • Percentual: informe o percentual de desconto ou acréscimo para o cliente normal;
  • Comissão*: informe o valor da comissão a ser concedida.

    Importante: No CAIXA FÁCIL o desconto pode ser cadastrado nas CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, entretanto, será necessário repeti-los no GRUPO DE CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, pois este caixa “olha/obedece” as configurações do GRUPO DE CONDIÇÕES DE PAGAMENTO.


Categoria Empresas Ativas:

  • Serão apresentadas as empresas cadastradas na rede, onde poderá selecionar qual terá aquela condição de pagamento ou, caso não selecione nenhuma, a condição de pagamento será válida para todas as empresas da rede. 


Outras Opções:

  • Imprimir pedido automaticamente: 
  • Recebimento antecipado:
  • Desativar:


Retomando à informação de Parcelas: este campo será preenchido quando a forma de pagamento for alguma condição de parcelamento especial da loja (exceto para pagamento em cartão sem entrada, que tem os seus vencimentos cadastrados em operadoras de cartões e convênios). 


Para o preenchimento do número de parcelas é necessário se atentar às observações em vermelho do lado esquerdo da tela. 


Para cada parcela, será necessário informar como será a cobrança, sendo 000 para parcela de entrada


Informe 001 ou 0 + o número de dias para iniciar a contagem da data de início. Por exemplo 025, a primeira parcela será para 25 dias após a compra.


Digitando 999, será mantido o mesmo dia da compra em todas as parcelas, independentemente do número de dias que tenha o mês. 


Digitando apenas o número 0 (zero), será aceito apenas cartão de débito.


Digitando apenas o número -1 (um negativo), não será aceito nenhuma forma de parcelamento.


Observe que, no exemplo acima, repete-se 6 vezes os números 999, ou seja, não será exigido entrada neste crediário e as seis parcelas terão o seu vencimento para o mesmo dia da compra. Exemplo: se a compra foi dia 12 de maio, os vencimentos serão para dia 12 de junho, 12 julho e assim sucessivamente, até completar as 6 vezes. 


O exemplo abaixo é um pouco diferente, sua descrição é ENTRADA + 03 X CREDIÁRIO, portanto, o tipo de cobrança é 4-Crediário, o número de vezes é 4, por ser entrada + 3 X, as parcelas possuem o número 000 primeiro, para representar a entrada, e o número 999, repete-se 3 vezes. 


Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão OK para confirmar.




Como pode ser visualizado no exemplo abaixo, os clientes que utilizam o convênio da prefeitura terão 5% de desconto em suas compras parceladas em até 3 vezes. Assim, ao selecionar a forma de pagamento no CAIXA CREDIÁRIO o desconto será concedido. 

Lembre-se, caso seja CAIXA FÁCIL, será necessário criar um GRUPO DE CONDIÇÕES DE PAGAMENTO com este desconto. 


Observe também que, ao selecionar a opção 2 – CARTÃO DE CRÉDITO, são apresentadas todas as condições de pagamento cadastradas para esta forma de pagamento e como exposto no início do manual, é necessário criar uma condição para opção de pagamento.  


 

Quer saber como cadastrar os grupos de condições de pagamento? Clique aqui. 

 

 

Editado por

Data

Alexandre Felipe Bortoli

22/04/2020

Hillary Lapas11/05/2020