Nesse manual veremos como realizar o reembolso entre filiais no SETA.


Esse procedimento é realizado no sistema quando uma loja recebe os títulos a receber dos clientes de outra loja no seu caixa. Esses valores devem ser repassados a loja que gerou esses títulos pois foi a originária da venda. Após determinado tempo, é possível reembolsar a filial que teve seus títulos baixados em um caixa de outra filial.


Em primeiro lugar, logue na empresa que teve seus títulos baixados em outras lojas.


Após isso para acessar a ferramenta vá em Retaguarda / Financeiro / Reembolso entre Filiais  




Irá abrir uma tela para colocar o período que esses títulos foram baixados, ao filtrar o sistema automaticamente irá identificar quais empresas que baixaram esses títulos e o valor total.


Selecione a filial que deseja reembolsar os valores de volta para sua filial



O que o sistema irá fazer: Será gerado um título a receber para a filial que você estiver logado e um título a pagar para a filial que você selecionou para reembolsar. Esses títulos podem ser baixados em momento oportuno. 


Como serão gerados títulos a pagar e a receber, cada um deverá ter seu item de plano de contas. Talvez quando clicar em F5 - Gerar Reembolso pode aparecer essa mensagem:



Vamos precisar apenas informar qual será o item de plano de contas para esses títulos a pagar e a receber que serão gerados por conta do reembolso. Se a mensagem aparecer, vá no menu Configurações / Parâmetros Globais / Aba Financeiro






OK para salvar, saia do sistema e entre novamente para as alterações entrarem em vigor e acesse novamente a ferramenta em Retaguarda / Financeiro / Reembolso entre Filiais  


Com o item de plano de contas configurado para os títulos de reembolso podemos prosseguir, ao clicar em Gerar reembolso irá aparecer a seguinte mensagem:



O que o sistema fez nesse momento: Gerou um título a receber para a filial que gerou o reembolso (Empresa que você está logado) e gerou um título a pagar para a filial que possuía os valores para reembolsar (Empresa selecionada na tela de reembolso)


Ou seja, a outra filial deverá reembolsar sua filial, foi gerado um título a pagar para ela e um título a receber para você.


Título a receber:



Ao logarmos na outra filial, ela possui um título a pagar provindo do reembolso que realizamos, esse título a pagar tem como beneficiário sua filial




Tanto o título a receber como a pagar poderão ser baixados em momento que for oportuno. Dessa forma os títulos financeiros que foram baixados em outra filial poderão ser reembolsados para a sua filial e o Seta identifica isso tornando esse tipo de controle financeiro bem mais prático ;)





Este manual foi criado por: Luiz Fernando Rodrigues da Silva – Analista de Suporte, em 03/06/2020.