Cartão Fidelidade ou Clube de Créditos é a funcionalidade do SETA ERP que permite que a Loja fidelize os clientes por meio de concessão em ganho de pontos que resultam em desconto em próximas vendas que esse cliente venha realizar na loja. 



PASSO 1 : CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATIVAR A FUNCIONALIDADE

 


É necessário criar uma Config manualmente no banco de dados do SETA. Para isso vá até o Módulo Retaguarda > Manutenção > Banco de Dados


Localize a tabela configfidelidade, crie uma nova linha clicando no botão Novo ou pressionando F3. Preencha o campo Código com o numeral 01. Salve as alterações, feche todo o Seta e abra novamente o sistema.



Após Logar no SETA a ferramenta já estará ativa no Sistema. Basta ir no Módulo Retaguarda > Manutenção > Cartão Fidelidade. A tela de configuração dos parâmetros irá abrir dessa forma:



*IMPORTANTE: Caso ao tentar acessar a tela dos parâmetros do Cartão Fidelidade e aparecer bloqueada, repita o processo anterior pois as configurações não foram ativadas corretamente. 



Além disso, para algum Funcionário da loja ter acesso a essa tela e também poder visualizar os pontos gerados, é necessário ativar as permissões de acesso. Para ativar a um grupo de usuários em específico vá até Módulo Retaguarda > Configurações > Permissões de Acesso




  • Acessar: Permite o grupo de usuários consultar a pontuação do cartão fidelidade 
  • Modificar: Permite ao grupo de usuários fazer a inclusão manual de ponto
  • Excluir: Permite ao grupo de usuários cancelar pontos 



PASSO 2 : CONFIGURAÇÕES DOS PARÂMETROS DO CARTÃO FIDELIDADE NO SETA


São 10 os parâmetros do cartão fidelidade que podemos configurar para controle das pontuações que são geradas pelos clientes:



1. Utiliza a pontuação como desconto na venda: Essa opção terá duas funcionalidades:    


-> OPÇÃO MARCADA: Se essa opção ficar marcada o desconto na finalização da venda de um cliente que possui pontos será aplicado automaticamente de acordo com os parâmetros informados nessa tela, ou seja, o SETA aplicará o desconto automático não sendo possível definir o valor desejado a ser utilizado e a Forma de Pagamento Cartão Fidelidade não ficará ativa na finalização da venda.


-> OPÇÃO DESMARCADA: Se a opção ficar desmarcada a Forma de pagamento Cartão Fidelidade ficará ativa na finalização da venda sendo possível escolher o valor desejado de desconto que se deseja conceder ao cliente de acordo com as configurações dessa tela e também a pontuação disponível.


2. Na devolução, estorna o valor em forma de pontos: Se essa opção estiver marcada, quando um cliente vir devolver uma mercadoria na loja, o crédito que será gerado pela devolução será na verdade convertido em pontos para ser utilizado pelo cliente em outra venda nas regras do cartão fidelidade.


3. Número de dias para Expirar os pontos: Ali será informado a validades dos pontos, até quantos dias desde que eles foram gerados o cliente poderá estar utilizando, após passar o número de dias ali informados, os pontos expiram.


4. Número de dias para Utilizar os pontos:  Quantos dias após os pontos serem gerados o cliente poderá começar a utiliza-los para ganhar descontos na venda.


5. Percentual sobre a venda para utilizar a Pontuação: Quantos porcento da venda pode ser paga através da pontuação do cartão fidelidade.


6. Valor do ponto para realizar a venda: Valor em Reais de cada ponto que é gerado para ser descontado na venda.


7. Valor mínimo de Pontos a ser utilizado: Só poderá começar a usar os pontos quando atingir um número mínimo. Exemplo: Cliente só poderá usar os seus pontos se ele acumular no mínimo 100 pontos.


8. Dias de tolerância no Atraso de Títulos a Receber: Quando algum título de cliente é recebido (Ex: Crediário) também são gerados pontos no entanto se esse título estiver atrasado em X dias é possível informar nesse parâmetro para não gerar pontos. Exemplo: Título vencido acima de 10 dias não gera ponto.


9. Nessa tabela é possível informar por exemplo: A cada X valor em Dinheiro gera X pontos. Exemplo: 1,00 no Dinheiro gera 1 ponto, 2,00 no crediário gera 1 ponto, etc.


10. Clonar Config: Essa opção cria uma nova config no banco de dados com os mesmos parâmetros que foram informados na config atual para ser utilizado em outra loja da base por exemplo.




PASSO 3 : VISUALIZAR PONTOS DOS CLIENTES GERADOS NAS VENDAS




CTRL + i


O atalho CTRL + i usamos para abrir a tela de consulta dos pontos que foram gerados na vendas, essa tela pode ser aberta em qualquer parte do SETA ERP através desse atalho







Da mesma forma é possível Incluir ou Cancelar pontos manualmente para o cliente




PASSO 4 : UTILIZAR OS PONTOS NAS VENDAS 



Quando a opção Utiliza a pontuação como desconto na venda está marcada nos parâmetros do cartão fidelidade como explicado acima, o desconto é aplicado na venda no campo Desconto Fidelidade na tela de negociação




No entanto se deixar a opção Utiliza a pontuação como desconto na venda desmarcada é possível utilizar o Cartão Fidelidade como Forma de pagamento 



No caso essa venda de R$299,90 estaremos utilizando R$15,00 dos pontos que estão disponíveis para esse cliente informando na tela do fechamento da venda e clicando na opção "Cartão Fidelidade"



Após isso o sistema irá aplicar o desconto e o restante do valor o cliente irá pagar utilizando outra forma de pagamento.




Dessa forma o cartão fidelidade estará funcionando perfeitamente no SETA. Essa ferramenta é uma funcionalidade a parte que é contratada junto ao setor Comercial. Caso sua loja ainda não possua essa função no SETA, entre em contato com nosso setor Comercial para contratação da função no sistema. Nossa equipe está realizando as configurações necessárias para você <3




Este manual foi criado por: Luiz Fernando Rodrigues da Silva – Analista de Suporte, em 03/02/2021.