Uma situação comum que ocorre no dia a dia de uma loja, é uma venda ser lançada com valores errados, forma de pagamento incorreta, produtos faltantes ou adicionados a mais, ou até mesmo a desistência do cliente. Em estados que utilizam Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e) ou SAT, o prazo para cancelamento é de 30 minutos após a venda, em estados que utilizam Emissor de Cupom Fiscal (PAF/ECF), só é permitido cancelar o último cupom fiscal emitido pela impressora. 

 

Quando o prazo para cancelamento é ultrapassado, é necessário lançar uma devolução dos produtos, baixar o crédito gerado para o cliente desta devolução, bem como, baixar as parcelas do cartão. Ou então ABRIR CHAMADO PARA O SUPORTE DA SETA SOLICITANDO UMA TROCA ZERADA. 

 

Para facilitar este procedimento, foi desenvolvido no SetaERP, uma funcionalidade chamada Estorno do Financeiro das Vendas. Essa funcionalidade irá realizar automaticamente o procedimento detalhado acima. 

 

Importante: essa funcionalidade está disponível apenas para o Caixa Fácil e a venda deverá ter sido paga exclusivamente em cartão, ou seja, 100% do pagamento deve ser cartão. 

 

 

Para utilizar esta funcionalidade, siga os passos abaixo. 

 

 

Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Vendas e clique na opção Estorno do Financeiro das Vendas. 

 


Passo 02: Abrirá a tela Vendas - Estorno Financeiro. 



Passo 03: No campo Código, informe o código da venda* e pressione a tecla Enter. 

 

*Para consultar o código da venda, vá até o Menu Vendas > Vendas Baixadas, localize a venda e clique no botão Consultar Venda. Anote o número que está no primeiro campo da tela: Código. 



 Passo 04: Após informar o código da venda e pressionar enter, as informações serão carregadas em tela. 

 

 

Lembrando que a venda deve ter sido paga somente em cartão.

Caso seja informada uma venda realizada com forma de pagamento diferente de cartão, a seguinte mensagem será exibida: 


 

 

Passo 05: Após garantir que os dados apresentados são realmente da venda que deseja estornar, clique no botão Estornar confirmando o procedimento. 

 

 

Passo 06: Após confirmar o processo, será necessário informar o usuário e senha do responsável que possui tal liberação. 

 


Passo 07: Após informar o usuário e senha o sistema irá transmitir a nota fiscal de devolução dos produtos automaticamente por isso tenham atenção quanto aos dados do cliente os mesmos precisam estar preenchidos corretamente.   

 


 Passo 08: Após autorização da nota, cliente no botão FECHAR e o sistema irá confirma o estorno apresentando a mensagem abaixo:   

 

 

Processo foi feito.


Como ficará esse procedimento na tela de Vendas Baixadas e Histórico do Cliente? 

 

Na tela de Vendas Baixadas (Menu Vendas > Vendas Baixadas), aparecerá o lançamento da devolução que foi gerada automaticamente, com o mesmo valor. 


 

Ao clicar no botão Consultar Venda, observe que a forma de pagamento da devolução ficou como Estorno de Cartão. 

 

 

No Histórico do Cliente (Menu Cadastros > Clientes > Vendas), aparecerá o lançamento da venda e também da devolução. 

 

  

 

Como ficará esse procedimento na tela de Auditoria dos Caixas?   Na tela de Auditoria dos Caixas (Módulo Retaguarda > Menu Financeiro), será gerado um crédito (ou seja, um valor negativo), no mesmo valor da venda, inclusive com o mesmo número de lote. 

 

Ou seja, esta funcionalidade irá gerar uma devolução que irá anular a venda realizada. 

 

 

Ficamos a disposição.



Editado porData
Luiz Zini09/06/2021