Documentação realizada para a funcionalidade de Gerenciador de Pix / Pix Copia e Cola, liberada na versão 6.188.20 do SetaERP.


Tarefa Jira: https://jira.linx.com.br/browse/SETAERP-3696

Ticket: https://setadigital.freshdesk.com/a/tickets/382798



Cenário montado para ambiente de Homologação, porém, pouca coisa mudará quando comparamos com Produção.



CONFIGURAÇÕES/PARAMETRIZAÇÃO


Na tabela Config2, deverá ser definido como True o campo 'Pix_copiacola', em seguida, o SetaERP deverá ser reiniciado.




- Tabela Conexoes do BD deverá ter os dados registrados para trabalhar com PIX, para isso, executar:

    - Caso existir um registro com onde na coluna conexao for qr-linx, pode ser executado o script abaixo para atualizar o registro:

UPDATE conexoes
   SET conexao = 'qr-linx', 
       endereco = 'https://api.linxpayhub.com.br/wallet-hub-qrlinx/v1', 
       porta = 0, 
       usuario = 'linx-box', 
       senha = 'setaerp-teste', 
       caminho = '8881dbe879da4b569f458f3e4f05e493|23943300999980', 
       empresa = '  ', 
       banco = '27.547.510.0001-30'
 WHERE trim(conexoes.conexao) = 'qr-linx';


    - Caso não existir, pode ser executado o script abaixo para criar o registro:

INSERT INTO conexoes (conexao, endereco, porta, usuario, senha, caminho, empresa, banco)
               VALUES('qr-linx', 
                    'https://api.linxpayhub.com.br/wallet-hub-qrlinx/v1', 
                    0, 
                    'linx-box', 
                    'setaerp-teste', 
                    '8881dbe879da4b569f458f3e4f05e493|23943300999980', 
                    '  ', 
                    '27.547.510.0001-30');



- Na tabela Conexoes, o campo 'Caminho' deverá conter a seguinte informação: '8881dbe879da4b569f458f3e4f05e493|23943300999980', para ambiente de homologação;


- Para ambientes de produção, sugerimos alterar o nome da conexão qr-linx para qr-linx-homologacao e executar o script abaixo, para registrar os dados de produção:

INSERT INTO conexoes (conexao, endereco, porta, usuario, senha, caminho, empresa, banco)
               VALUES('qr-linx', 
                    'https://api.linxpayhub.com.br/wallet-hub-qrlinx/v1', 
                    0, 
                    'linx', 
                    'setaerp', 
                    '02cda5b8ffc74cccb28bd0f091b10cd0', 
                    '  ', 
                    '27.547.510.0001-30');


- A partir disso, na última etapa das configurações locais, habilitar a opção 'Possui QR Linx', inserir ID Terminal, marcar Tipo de Ativação como Rápida, e clicar em Ativar, deverão ser preenchidos os demais campos para emissão do PIX, em seguida, reiniciar o SetaERP;


- Mesmo que o usuário tenha permissão concedida para a funcionalidade Gerenciador PIX, caso não esteja configurado o PIX no terminal (configuração local / tabela Conexoes), a opção de Gerenciador de PIX (Retaguarda > Financeiro) ficará desabilitada.





PERMISSÕES:


- Na tela de Permissões de acesso, foi adicionada (script 6.188) a seguinte permissão: 'Gerenciador de Pix'. Além disso, junto a essa permissão, foram incluídos os itens detalhados abaixo, com suas respectivas funções:


1. Acessar (Permite acessar a rotina Gerenciador de Pix.);

2. Excluir: Permite cancelar/estornar um Pix Copia e Cola gerado/pago.

3. Gerar Pix: Permite gerar Pix Copia e Cola.



A permissão será solicitada em todas as telas que tem envolvimento da funcionalidade, exemplo: Caixa > Baixa de Títulos, Financeiro > Gerenciador de Pix, Financeiro > Cobrança, etc.


Abaixo um exemplo da permissão sendo solicitada na tela de Baixa de Títulos:


BALCÃO


- No Balcão, foi adicionada a opção '(F7) - Gerar Pix Copia e Cola', junto a aba Finalização.


Caso os dados do cliente adicionado, estejam incompletos será apresentada validação no momento em que a opção citada acima for marcada e a venda finalizada:


Quando uma venda for finalizada no Balcão, contendo a flag/opção do Pix, deverá ser apresentada mensagem similar a da imagem abaixo:

Seguido da tela de Pix, onde o usuário poderá optar por processar o pagamento com QR Code ou realizar outras ações:

Caso a tela seja fechada, o registro poderá ser gerenciado posteriormente pela tela de Financeiro > Gerenciador de Pix.


Além disso, na tela de Vendas Pendentes, para a Pré venda a pouco gerada, será exibida uma bolinha amarela, informando sobre pagamento pendente para essa venda:



BAIXA DE TÍTULOS:


- Na tela de Baixa de Títulos, adicionado um novo botão, chamado 'F2-Gerar Pix', ao selecionar um registro e clicar no botão, será apresentada a tela para gerenciamento das ações:


- Se optado por clicar em F3-Pix Copia e Cola, será gerada uma nova chave que ficará armazenada no Ctrl + V do terminal:

- Caso optado por gerar o QR Code  e processar, utilizando o aplicativo Linx Pay-hub no celular, as informações já serão transacionadas, bem como, o pagamento será efetuado:

- No final da transação, deverá ser exibida a tela para seleção da impressora:


- Abaixo o exemplo de uma impressão gerada:


- Baixas geradas com Pix, deverão ser pintadas de azul:


- Ao selecionar registros já gerados com Pix, deverá ser apresentada uma mensagem de validação, conforme detalhado abaixo:


- Além da opção de gerar o Pix e processar utilizando QR, outras ações são possíveis na tela de Baixa, como por exemplo:


1. Enviar WhatsApp: envia o código do Pix Copia e Cola por WhatsApp;

2. Checar status: faz uma verificação do status dos Pix existentes;

3. Cancelar Pix: basicamente faz o desfazimento da operação, cancelando o Pix recém gerado;

4. A opção de Imprimir comprovantes, somente poderá ser gerada pela tela de Financeiro > Gerenciador de Pix, selecionando registros que já tenham o pagamento efetuado.


- Na tela de Baixa de Títulos, também é possível realizar a baixa via Pix passando pelo Caixa, para isso, selecionar um registro e clicar no botão 'F8 - Concluir', será apresentada a tela de fechamento, onde poderá ser clicado em 'F9-Pix/Qr Linx':


- Ao clicar em 'F9 - Pix/Qr Linx', será possível gerar um Pix para pagamento:


- Na tela aberta, pode ser utilizada a opção de Pix Copia e Cola para enviar pelo WhatsApp ou através do QrCode que é gerado na tela. Enquanto a tela estiver aberta, o sistema verifica automaticamente o status do Pix a cada 10 segundos, a partir disso, após identificar o pagamento, fecha a tela e apresenta um resumo da operação para concluir o pagamento, nessa tela basta conferir e clicar em 'F8-Ok' para concluir.

 

- Ao fechar a tela de Complemento, o sistema retorna para a tela de Fechamento já com o valor do Pix carregado, para que seja concluída a baixa do título.



- Não será possível realizar pagamentos parciais ou utilizar mais de uma forma de pagamento em casos de Pix. Nesse caso, pode ser verificado que após selecionar outra forma de pagamento, a opção de Pix será desativada, caso selecionar primeiramente o Pix/Qr Linx o pagamento será feito sempre em valor integral.


- Neste caso, como passa pelo Caixa, é necessário que o pagamento seja realizado na hora, caso seja fechada a tela, o sistema irá realizar o cancelamento do Pix. Ao clicar em fechar será apresentada a mensagem abaixo informando que o Pix será cancelado. Caso opte por 'Sim', será cancelado o Pix, caso opte por 'Não', retornará para a tela de pagamento. 




COBRANÇA:


No módulo de retaguarda também foi adiciona a opção de baixar os títulos utilizando pagamento via Pix, ao acessar Retaguarda > Financeiro > Cobrança e na tela aberta selecionar algum cliente com títulos em aberto e clicar em 'F9-Ver Detalhes' é possível verificar que nesta tela foi incluído o botão 'Gerar Pix', selecionar um um mais títulos e clicar nele e na tela aberta é possível gerar Pix para realizar a cobrança dos mesmos. 


- Na tela aberta é possível conferir se os títulos selecionados conferem com o esperado e se o valor total está de acordo, além disso, será gerado apenas um Pix para todos os títulos selecionados. O processo de geração é o mesmo do mencionado na rotina de baixa de títulos detalhada anteriormente nesse material.

GERENCIADOR DE PIX:


Adicionada essa nova tela para gerenciar registros gerados como Pix. Essa rotina pode ser acessada através do módulo de retaguarda em Retaguarda > Financeiro > Gerenciador de Pix, a qual é controlada por permissão de acesso, é necessário ter pelo menos a permissão Acessar marcada (permissão de acesso citada no início desse material). 


- Nesta rotina é possível aplicar alguns filtros, são eles: Empresa, Cliente, Status e Período (data de criação do Pix);


- É possível ordenar as informações da grade clicando no título da coluna desejada, por padrão é ordenado de forma decrescente a partir da criação dos Pix.



EXTRAS:

- Funcionalidade desenvolvida para Caixa Fácil, inclusive, recomendamos a utilização apenas neste. Porém, em testes realizados, identificamos coerência também para Caixa Crediário.





Histórico de Revisões
Data (Criação/Edição)
 Atualizado por
Descrição da atualização
23/08/2021
Hélio Santos
Criada documentação
24/08/2021
Evandro Godoi
Atualizado documento com novas informações.
31/08/2021
Hélio Santos
Revisão e edição.
10/09/2021
Bruno Vanzela
Adicionado como criar a conexão de produção