GUIA DE DEVOLUÇÕES/CANCELAMENTOS/

ESTORNOS DE VENDAS FORA DO PRAZO DE CANCELAMENTO AREZZO&CO




FORMAS DE PAGAMENTOS

Nesse guia veremos como realizar as devoluções para as situações abaixo.


  • VENDAS NO DINHEIRO
  • VENDAS NO CARTÃO
  • VENDAS NO CHEQUE
  • VENDAS NO CREDIÁRIO
  • VENDAS NO VALE PRESENTE
  • VENDAS NO CRÉDITO DE CLIENTE
  • VENDAS NO DEPÓSITO
  • VENDAS COM UMA OU MAIS
  • FORMAS DE PAGAMENTO
  • VENDAS REGISTRADAS ERRADAS


  • DINHEIRO


Para vendas registradas no dinheiro, teremos de realizar a devolução pelo caixa e em seguida utilizar a tela de Outros Lançamento para efetuar o ressarcimento com o crédito gerado.


1º Acessar Outros Lançamentos

2º Selecionar Ressarcimento

3º Selecionar  o cliente

4º Selecionar o crédito de cliente

5º Clicar em F8 – Selecionar

6º - Clicar em F8 - Ok


Conforme a imagem abaixo:





  • CARTÃO:


Para vendas realizadas no cartão utilizaremos a tela de Cancelamento de Vendas Fora do Prazo (Antiga tela de Estorno do Financeiro das Vendas) localizada no Retaguarda>>Vendas:


Na ferramenta deveremos:

1º Inserir o código da venda

2º Clicar em Estornar

3º Clicar em Sim para finalizar





  • CHEQUE:


Para vendas realizadas no cheque devemos realizar a devolução pelo caixa e em seguida dar baixa no título em aberto do cheque, utilizando o crédito gerado para o cliente, na tela de baixa de títulos.

Para dar baixa basta seguir os passos abaixo:

1º Acessar a tela de baixa de títulos

2º Localizar o cliente

3ª Selecionar o título de cheque

4º Clicar em concluir

5º Selecionar a opção F6 – Crédito



6º Clicar na lupa para localizar o crédito

7º Selecionar o crédito a ser utilizado

8º Clicar em Selecionar

9º Clicar em F8 – Ok



10º  Concluir


 



  • CREDIARIO:


Para vendas realizadas no crediário deveremos realizar a devolução pelo caixa e em seguida dar baixa nos títulos em aberto do crediário referente a venda devolvida, utilizando o crédito gerado para o cliente.

1º Acessar a tela de baixa de títulos

2º Localizar o cliente

3ª Selecionar os títulos de crediário referente a venda devolvida

4º Clicar em concluir



5º Selecionar a opção F6 – Crédito

6º Clicar na lupa para localizar o crédito

7º Selecionar o crédito a ser utilizado (terá de selecionar um a um, repetindo os passos 5º ao 9º )

8º Clicar em Selecionar

9º Clicar em F8 – Ok


 

10º  Concluir





  • VALE PRESENTE:

Para vendas realizadas no vale presente, geralmente é realizada a troca de produto, pois não é correto realizar o ressarcimento desse valor, o cliente pode optar por deixar o crédito em aberto para utilizar em outro momento. Por isso, as vendas em vale presente devem ser somente devolvidas.




  • CREDITO DE CLIENTE:

Quando temos cancelamento/devoluções/estornos de vendas que estão utilizando o crédito de cliente é porque a venda original já foi devolvida devemos realizar a devolução e verificar a forma de pagamento da venda original para então realizarmos os processos.

Dinheiro - Devolução e ressarcimento

Cartão - Devolução e baixa do crédito e dos títulos de cartão, veremos mais à frente nesse manual

Cheque - Devolução e baixa do título do cheque utilizando o crédito

Crediário - Devolução e baixa dos títulos utilizando o crédito

Depósito – Devolução e ressarcimento

 

Lembrando que pode ser uma opção da loja realizar o ressarcimento de uma venda registrada no cartão, se o cliente optar por isso é só realizar a devolução e o ressarcimento.




  • DEPOSITO:

Assim como nas vendas em dinheiro, devemos realizar a devolução e o ressarcimento pela tela de outros lançamento.




  • DUAS OU MAIS FORMAS DE  PAGAMENTO:


Para vendas realizadas utilizando duas ou mais formas de pagamento deveremos realizar a devolução pelo caixa e em seguida pelo retaguarda a baixa do crédito de cliente e dos títulos de cartões.

OBS 1: Esse processo deixará o caixa com valores divergentes, pois não existe como separar o crédito gerado para anular as distintas formas de pagamento.

Nesse caso deveremos sempre alertar o cliente que o processo resultará em uma falta no caixa. 

OBS 2: Devemos sempre realizar a BAIXA do crédito e dos títulos de cartão, pois caso seja feito o cancelamento impactará a integração com o sistema da Arezzo&CO


Vejamos o exemplo de devolução da venda abaixo, onde o pagamento foi em dinheiro e cartão:



Ao realizarmos a devolução dessa venda será gerado um crédito de R$ 279,90.

Como é gerado um crédito só para as duas formas de pagamento não é possível realizarmos o ressarcimento do valor em dinheiro, uma vez que a tela de ressarcimento só ressarce o valor integral do crédito.

Dessa forma devemos realizar a BAIXA do crédito pela tela Financeiro >> Títulos a Receber, basta localizar o crédito conforme os filtros abaixo



1º Selecionar o crédito

2º Clicar em BAIXAR

3º Selecionar a conta

4º Clicar em F8 - Baixar



Após a baixa do crédito devemos realizar a baixa dos títulos de cartões acessando Financeiro >> Controle de Cartões, basta realizar os filtros que localizem os títulos e clicar em F8 - Filtrar



Selecione os títulos a serem baixados e clique em Baixar Títulos e confirme clicando em Sim.

OBS: Cuidado, pois ao abrir a tela vem selecionado todos os títulos de cartões.



Para vendas em cheque e crediário, também deverão ser baixados os títulos pelo retaguarda conforme a orientação de baixa 

de crédito, basta mudar o filtro para Crediário ou Cheque:





  • DEVOLUÇÃO E VENDA ERRADAS - DINHEIRO

Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e dinheiro.

Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos 

Passar a venda correta registrando primeiro o valor em dinheiro correto e depois utilizar o crédito do cliente, isso gerará uma sobra de crédito que deverá ser ressarcida no caixa.




  • DEVOLUÇÃO E VENDA ERRADAS - CARTÃO

Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e cartão.

Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos 

Após isso, deverá ser passada a venda correta registrando primeiro o valor em cartão correto e depois utilizar o crédito do cliente, isso gerará uma sobra de crédito que deverá ser BAIXADA pelo retaguarda. Em seguida deverá ser baixado o título de cartão da venda registrada de forma errada. Conforme explicado nos passo acima neste manual.




  • DEVOLUÇÃO E VENDA ERRADAS - CREDIÁRIO

Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e crediário.

Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos 

Após isso, deverá ser baixados os títulos do crediário da venda registrada errada utilizando o crédito gerado na operação inversa. Ficará sobrando somente o valor de crédito original, dessa forma a venda correta poderá ser registrada.




Para os processos de devoluções/cancelamentos/estorno de vendas fora do prazo de cancelamento baixe o GUIA DE DEVOLUÇÕES CANCELAMENTOS ESTORNOS DE VENDAS FORA DO PRAZO DE CANCELAMENTO AREZZO&CO, que está em anexo a este documento.