Troubleshooting – Caixa off-line. 

  1. Foi criado para versão 6 (caixa fácil) com a finalidade de auxiliar o cliente em casos de emergência (falta de internet, queda de energia, e demais imprevistos). O caixa fácil depende de conexão a uma máquina local, onde o sistema cria as tabelas temporárias na pasta C:\SETAARQUIVOS. Basicamente ele funciona como uma contingência do caixa, quando os caixas voltam a ficar online, automaticamente o sistema carrega essas vendas, bem como outras informações para a base do banco de dados do SETA.
  2. Passo: Como verificar se consigo utilizar o caixa off-line?
    1. Primeiramente verificar se a máquina como servidor local possui a   pasta C:\SetaArquivos.
       
    2. No sistema SETA, no cadastro de empresa, RETAGUARDA – CADASTROS – EMPRESAS, na empresa selecionada verificar o campo MÁQUINA SETA 

Verificar se todas as máquinas estão compartilhadas na rede local com o endereço do servidor off-line, (geralmente o enderenço do servidor é o nome_da_maquina\setaarquivos) se o endereço estiver correto, o Caixa off-line funcionará corretamente.

Importante: Todas as máquinas devem estar com o mesmo diretório, caso alguma máquina esteja com o endereço errado, quando o sistema ficar Online pode ocasionar problemas ao subir os dados para a base de dados do SETA.

  1. Passo: Quando o SetaERP estiver trabalhando no Modo Off-line, quais opções estarão disponíveis?
    1. Cadastro de clientes;
      1. Nesse ponto é possível realizar um cadastro básico do cliente caso possua o CPF, e após a volta do sistema Online esse cadastrado é feito na base do sistema SETA.
    2. Produto;
      1. Apenas os produtos cadastrados no sistema, com o seu preço de venda do cadastro, hoje no caixa off-line não é carregado as tabelas de promoções, pelo fato da dificuldade de controlar essas promoções off-line. 
    3. Pagamento;
      1. Os pagamentos em cartões só funcionam no modo operante POS no TEF, eles não funcionam na modalidade off-line.
    4. Finalização.
      1. O sistema gera uma NFCE em contingência, logo após a volta do sistema Online, as notas são transmitidas para serem autorizadas na SEFAZ.
      2. Também é possível realizar o fechamento de caixa no modo Off-line.

 

 

  1. Passo: Quais condições de pagamento poderão ser utilizadas?
    1. Dinheiro;
    2. Cartão POS.

Importante: somente o Módulo Caixa poderá ser acessado quando estiver operando no Modo Off-line. Os Módulos Pré Venda, Pacote, Crediário e Retaguarda não serão possíveis de serem acessados bem como as suas funcionalidades.